Como plantar nêsperas

Como plantar nêsperas

A Nespereira, como é chamada a arvore de nêsperas no brasil, que também pode ter nome de ameixa-amarela ou magnórios, é uma arvore rústica. Requer alguns cuidados contra pragas, dependendo do local de plantio mas aguenta-se muito bem no inverno.

O seu fruto é delicioso, composto quase 90% por água, vitaminas e alguns sais, pode ser aproveitado em diversas receitas, principalmente as de doces, geleias e compotas. O fruto é muito valorizado no mercado pela sua vasta utilidade e sabor, além do cultivo, que não costuma apresentar grandes dificuldades e é comummente realizado apenas por questões ornamentais. Neste artigo, umComo explica como plantar nêsperas.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar temos que decidir qual será a forma de adquirir o pé de nêspera. Podemos comprar as sementes, a muda ou fazer da forma mais divertida, utilizando métodos de multiplicação como a estaquia, alporquia ou mergulhia. Porém, estes métodos precisam de uma "arvore mãe", ou seja, você precisará já possuir um pé de nêspera.

Para todos os casos, também podemos pegar as sementes de frutos adquiridos, ou pegá-los emprestados por tempo indefinido de outras árvores. Para isso, devemos tomar alguns cuidados com estes frutos e sementes:

  • Escolha os frutos mais bonitos e saudáveis
  • Remova a sua polpa
  • Lave as sementes e deixe-as secar na sombra
  • Semeie-as em saquinhos com substratos para mudas neutro
  • Mantenha o substrato onde você as plantou úmido mas não encharcado
  • Enquanto mantem o substrato úmido, mantenha estes sacos em locais preferencialmente meio-sombrados, podendo pegar o sol da manhã até que se perceba o primeiro broto. Após isso, plante-os num local definitivo.

(A germinação pode ocorrer num intervalo entre 20 e 30 dias após o início do plantio)

2

A nêspera, diferente da maioria das outras plantas frutíferas, não precisa de poda. O cuidado com a frutificação deve bastar na retirada dos galhos doentes e secos da planta após a retirada dos frutos.

3

Você também deve deixar ao menos três ou quatro frutos ainda na arvore para que a frutificação perdure por mais tempo. Para uma frutificação mais eficaz, desbaste os botões das flores da nespereira. A planta, tratando-se do cultivo por agricultores, costuma ser muito rentável, podendo dar frutos por mais de 20 anos. É também uma ótima fruta para plantar num pomar.

4

Quando a planta atingir 1,5 metro de altura você deve ensacar os seus frutos para evitar o surgimento de pragas e manchas no futuro. Basta usar um jornal ou sacola para cobrir os frutos até que eles fiquem maduros.

5

A nespereira é natural de climas sub-tropicais mas se adapta muito bem aqueles climas mais úmidos e quentes; e também os mais frios. As suas folhas não costumam cair aos montes no inverno e podem suportar temperaturas abaixo de zero.

o solo, deve ser de Ph neutro, úmido e fértil. Você pode usar adubos e substratos durante a idade jovem da planta mas não precisará preocupar-se com isso durante o resto do seu desenvolvimento, uma vez que a nespereira é uma árvore muito resistente. A rega deve ser frequente o suficiente para que o solo fique de úmido à quase seco, mas nunca totalmente seco ou encharcado para evitar doenças e fungos.

Veja também:

  • Como plantar Damasco
  • Como plantar Mamão
  • Como plantar Goiabas
  • Como plantar Kiwi
  • Como plantar Mirtilo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar nêsperas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.