Como plantar orquídea olho de boneca em vaso

Como plantar orquídea olho de boneca em vaso

As orquídeas olho de boneca, também chamadas de dendrobium, são uma ótima opção de decoração que podem dar um ar natural e delicado para sua casa ou apartamento, entretanto, ao contrário da maior parte das plantas, as orquídeas não nascem na terra comum e precisam de cuidados específicos para serem plantadas em vasos, principalmente quando dentro de casa. Apesar de serem plantas peculiares, as orquídeas não são difíceis de serem cuidadas de forma que as permita se desenvolverem e florirem bastante em ambientes internos. Se você se interessa pela planta e quer saber como plantar orquídea olho de boneca em vaso, leia este artigo do umCOMO e veja também outras dicas para cuidar bem de sua planta e fazer a dendrobium florir.

Onde e como plantar orquídeas

Solo

O solo escolhido para plantar a dendrobium deve ser bastante poroso e permitir passagem tanto de água quanto de ar, sendo assim, é necessário misturar terra com casca de pinheiro ou algum outro substrato similar de sua preferência, carvão e casca de coco também são ótimas opções. Caso não tenha acesso fácil a esse tipo de substrato, é possível encontrá-los já pronto e preparados especialmente para orquídeas em lojas de produtos de jardinagem.

Luz

As orquídeas são plantas que necessitam bastante luz, sendo assim, caso for colocar o vaso dentro de sua residência, procure um local onde bata bastante sol durante o dia, caso contrário, em breve sua planta começará a apresentar sinais de fraqueza como folhas amareladas e morrerá.

Adubo

O adubo mineral ideal para as orquídeas é o NPK 10 30 20, que deve ser aplicado a cada 15 dias, nunca menos do que isso, afinal, o excesso de minerais pode fazer mal para sua planta tanto quanto o excesso. Além do adubo mineral, também é possível utilizar adubo orgânicos como a mistura de farinho de ossos com torta de mamona ou então com farinha de casca de ovos. Para saber como fazer o último adubo citado, veja, como fazer farinha de casca de ovos para orquídea.

Como plantar orquídea olho de boneca (dendrobium)

A dendrobium é uma das espécies de orquídeas mais fáceis de se encontrar, cuidar, também plantar. Para realizar adequadamente o plantio da orquídea olho de boneca você deve escolher bem o substrato no qual colocará sua planta, afinal, as orquídeas, ao contrário da maior parte das plantas, não deve ser plantada em terra comum, já que são trepadeiras e se apoiam em plantas mais altas na natureza para conseguirem luz.

Para realizar o plantio da olho de boneca em vaso em vaso você deve:

  1. Pegar o substrato preparado para sua orquídea e o adubá-lo;
  2. Retirar a planta do recipiente original e limpar suas raízes para localizar possíveis pedaços mortos ou danificados e cortá-los. Para cortar os pedaços da raiz você deve utilizar uma tesoura esterilizada;
  3. Delicadamente abrir um pouco as raízes e desfazer os emaranhados para que o novo substrato possa preencher o espaço vazio entre elas, ajudando na fixação de sua planta;
  4. Preencher o vaso de forma que o espaço vazio seja um pouco maior do que as raízes da planta;
  5. Colocar a planta no vaso e preencha os espaços vazios;
  6. Regar a planta pela primeira vez e colocá-la no local iluminado escolhido.

Leitura complementar: Qual é o significado das orquídeas

Como cuidar da orquídea olho de boneca

  • Tome cuidado para não exagerar na quantidade de água, as orquídeas de forma geral são plantas que mantêm as raízes bastante livres na natureza e o excesso de água pode acabar matando elas. O ideal é que se regue a planta 1 vez por semana;
  • Escolha sempre vasos de cerâmica e não os de plástico, afinal, os de material sintéticos do tipo não têm porosidade e dificultam a passagem de ar e o fluxo de água;
  • Em tempos de frio e pouco sol, tente colocar o vaso de sua orquídea do lado de fora de casa, em local aberto e arejado para que a planta possa absorver a maior quantidade possível de luz;
  • Adubos orgânicos precisam se decompor para fazerem efeito, o que pode demorar um pouco e faz com que durem mais do que os adubos minerais, sendo assim, não os utilize mais do que 1 vez ao mês.

Como podar a orquídea olho de boneca

Se sua planta não está muito bem e apresenta folhas amareladas, a poda pode ser uma boa forma de como recuperar uma orquídea dendrobium. Para saber como realizar o processo, veja como podar orquídeas.

Cores da orquídea olho de boneca

As cores da orquídea olho de boneca costumam variar entre rosa e roxo mas também podem ser encontradas em amarelo, assim que você realizar a poda e realizar os cuidados acima citado, sua planta será nutrientes, força e um ambiente adequado para florir e deixar sua vida mais colorida com suas flores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar orquídea olho de boneca em vaso, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.