Como plantar orquídeas

Como plantar orquídeas
Imagem: fatoreal.com.br

As orquídeas são flores que encantam os olhos devido à sua grande variedade de cores. São plantas delicadas que exigem cuidados, mas que podem integrar a decoração de ambientes internos e mesmo permanecerem no seu jardim. Aprenda a como plantar orquídeas com as dicas que o umComo.com.br separou sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

O mais indicado é que as orquídeas sejam plantadas em vasos, preferencialmente, de barro cozido com furos nas laterais. As mudam devem ser plantadas com, no mínimo, dois dedos de profundidade maior que o seu bulbo. Quanto ao tamanho do vaso, o melhor é que não seja muito maior do que a planta, o que pode provocar o apodrecimento da raiz, já que vai reter muita umidade.

Dica: Entre no artigo como plantar orquídea bambu em vaso para saber mais sobre o plantio.

Imagem: orquideasemfrescura.com.br
2

Na hora de plantar orquídeas também é importante cortar as raízes mortas, as quais são ocas e escuras, o que pode ser feito com uma tesoura de poda esterilizada. Quanto ao ambiente onde a espécie vai permanecer, o mais indicado é que seja um local que recebe luminosidade suficiente, o que vai garantir o seu florescimento. Se a planta está recebendo pouca luz as suas folhas vão ficar de cor verde-garrafa. Já luz demais torna as folhas amareladas.

3

O local onde o vaso da orquídea vai ficar deve ainda ser relativamente úmido, caso contrário, a planta vai sofrer desidratação. Para tanto, a dica é borrifar um pouco de água no ambiente quando o tempo estiver muito seco. Já na hora do plantio, indica-se que o vaso que receber a planta ganhe uma camada de pedra e, depois, pode ser completado com substrato, que pode contar com fibra de coco, casca de pinus, esfagno, carvão, pedra britada ou argila expandida.

4

Por fim, é adequado comprimir um pouco a terra para firmar a planta. Ao invés de pedras, na primeira camada podem-se usar pedaços de talha ou de vasos, a fim de permitir a drenagem eficiente. Para que os vasos fiquem arejados, caso você plante orquídeas em mais de um vaso, é importante que entre eles haja um espaço de 10 centímetros. Na hora de escolher o melhor adubo, para as orquídeas é recomendado tanto o químico quanto a orgânico, sendo que os adubos sólidos devem ser usados na quantidade de uma colher de chá por mês.

5

Para manter as plantas saudáveis, recomenda-se que, a cada dois anos, seja feito um novo plantio para o substrato não apodrecer. Para tanto, é preciso remover a orquídea do vaso, preferencialmente, dividindo-a em partes, e lavar as raízes com cuidado, em água corrente. No vaso novo, é indicado acomodar a espécie em um dos cantos do vaso, assim, a sua nova brotação fica voltada para o centro do vaso.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como cuidar de orquídea phalaenopsis.

6

As flores da planta aparecem, normalmente, uma vez por ano, sendo que a época varia conforme o momento do seu cultivo. Já as regas devem ser cuidadosas para não matar a planta, assim, o recomendado é molhá-la de duas a três vezes por semana, dependendo do clima. No entanto, se o substrato estiver úmido ainda, não regue. Aproveite e confira as nossas dicas sobre como cuidar de orquídeas e como cuidar de mini orquídeas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar orquídeas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.