Como plantar peônias

Como plantar peônias

São talvez das flores mais bonitas que se pode ter no jardim e a par das rosas aquelas que toda a gente quer ter. Para o feng shui é a flor da sensualidade e do amor e as de cor rosa são particularmente usadas como um símbolo metafórico de beleza feminina. Estou falando das peônias, que podem ter várias cores e têm dois tipos, as herbáceas e as asbustivas, e na hora de plantar cada uma tem a sua forma própria para poder florescer. Na continuação deste artigo do umComo vamos ensinar como plantar peônias no seu jardim.

Passos a seguir:
1

Para que as peônias cresçam melhor, a altura ideal para as plantar é o outono, exatamente antes que o inverno chegue com as suas temperaturas baixas. O local onde for plantar as peônias deve ter uma exposição solar de 6 a 8 horas diárias e o solo deve conter bastantes nutrientes. Se o seu jardim não tem essas características nutritivas o melhor será contemplá-lo com um tratamento de terra nova e adubo misturado com a terra do jardim. Procure igualmente um solo com boa drenagem para que a água não se acumule.

2

As peônias devem ser plantadas com 90 cm entre cada flor no caso da espécie de herbáceas, e se forem arbustivas com 120 cm de distância entre si. Quando as plantar se certifique que estão a pelo menos 3 metros de árvores para que as grandes raízes das árvores não roubem nutrientes às peônias. Além disso aproveite para plantar as peônias em local protegido dos ventos fortes.

3

Dependendo do tipo de peônias existem diferenças na plantação. As herbáceas devem ser colocadas a uma profundidade a que o broto não fique a mais de 5 centímetros da superfície. No entanto existem outras variedades de peônias que em ambientes mais quentes, como é o caso do Brasil se desenvolvem mais rapidamente e nesse caso o broto pode permanecer a 2,5 centímetros.

4

Relativamente às arbustivas, geralmente vêm com um caule de madeira, nesse caso deve fazer um buraco na terra para colocar as raízes viradas para baixo, o caule em cima, e o enxerto deve estar de 10 a 15 centímetros abaixo da tona de terra. Sendo que um pouco do caule ficará visível.

5

Proceda à colocação de terra até tapar o buraco e com cuidado compacte a mesma de maneira a não deixar bolsas de ar na terra. De seguida regue bem os locais onde plantou as peônias de maneira a que fique molhado mas não alagado. As peônias são particularmente resistentes e não necessitam de muita água, por exemplo no verão apenas necessitam de 2,5 cm cúbicos de água a cada sete dias. Se existirem casos de flores secas ou murchas, verifique se não é nenhum fungo, e aumente a dose de água.

6

Na altura do inverno pode utilizar a técnica da manta para as proteger das temperaturas mais baixas, contudo no início da estação seguinte retire-as. Durante esse período de inverno não será necessário regar as peônias devido ao efeito de condensação e por estarem numa fase dormente.

7

Para preservar as peônias durante largos anos vá tratando delas, nomeadamente removendo as folhas mortas e também as flores para que não estejam a "roubar" nutrientes ao resto da planta. Dessa forma as peônias crescerão mais viçosas. Além disso a cada outono deve retirar as folhas das peônias arbustivas, exatamente antes do princípio da temporada de estações frias. Deixando apenas os caules inteiros e intocáveis para voltarem a florescer, faça a verificação dos caules se não contêm fungos e parasitas.

8

Quanto às peônias herbáceas o ideal será desbastar a planta até ao chão. As flores têm um ciclo normal para uma espécie perene, todas as primaveras florescerão, mas para isso é necessário ajudar a planta e eliminar as antigas que estão em fase descendente. Assim que notar o caule da peônia herbácea se tornando marrom proceda ao desbaste da planta até chegar à terra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar peônias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.