Como plantar pimenta biquinho

Como plantar pimenta biquinho

As pimentas são plantas fáceis de plantar mesmo em locais com espaço reduzido, além disso, ao tê-las em casa é possível usá-las no preparo de diversas comidas, com a vantagem extra de não possuírem agrotóxico. Para saber, portanto, como plantar pimenta biquinho, uma variedade muito versátil por ser pouco ardida, veja as dicas que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

É possível plantar pimenta biquinho tanto em vasos pequenos quanto grandes, sendo que se o recipiente for maior a espécie vai se desenvolver mais e proporcionar mais frutos. Mesmo assim, quem possui espaços reduzidos em casa pode cultivar a planta sem problemas. Uma forma de obter as mudas da pimenta biquinho é por meio do plantio de sementes, o que deve ser feito em pequenos copos plásticos. O melhor é que tenham, no fundo, quatro furos, sendo que o primeiro passo é colocar 2 cm de areia e, depois, terra, sendo preciso deixar um espaço até à borda do copo.

2

A dica é colocar três sementes por copo e depois cobri-las com mais 1 cm de terra. Ao final, regue o copo e deixe-o em um lugar protegido com meia sombra. O melhor é plantar no verão, sendo que assim em uma semana é provável que já ocorra a germinação das sementes, quando você pode deixar a pimenta biquinho em um lugar mais ensolarado. Locais muito frios são mais difíceis de cultivar a espécie. Depois de 20 dias em média do plantio das sementes, quando a planta deve estar com cerca de 10 cm de altura, o melhor é colocá-la no vaso em que ficará definitivamente.

3

Nesse momento, é possível fazer uma mistura na terra com adubo orgânico, na proporção 70% de terra e 30% de adubo. Depois de uma semana do replantio, quando ela estiver mais vigorosa, retire as mudas menores para que ela se fortifique. Também é recomendado usar cascalho embaixo da terra para que haja uma drenagem eficiente. É possível ainda plantar pimenta biquinho por meio de mudas retiradas dos galhos da planta, o que pode ser feito quando elas estiverem carregadas de ramos de 5 cm de comprimento em média.

4

Para enraizar os ramos, o mais indicado é usar uma espuma fenólica, onde são enfiados em pequenos cubos. No entanto, o enraizamento pode ser feito também em copos de plástico de 200 ml, sendo que ao invés dos furos o melhor é fazer um rasgo a 2,5 cm do fundo. Depois de 60 dias, chega a hora de colocar a muda no seu local definitivo. A irrigação deve ser cuidadosa, para manter a planta sempre úmida, mas não enxercada.

5

A floração costuma ocorrer depois de 40 dias do replantio e a frutificação após mais de 70 dias do replantio, sendo que depois de mais 20 dias possivelmente os frutos já possam ser colhidos, sendo necessário colher os talos também. Se nessa hora houver frutos verdes eles podem ser usados em conservas, o que é mais adequado do que esperar demais, senão a sua semente fica dura. Depois da colheita, a planta pode ser adubada recebendo mais uma camada de terra com adubo a fim de proporcionar ramos e florações mais vigorosas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar pimenta biquinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.