
Originária dos países que compõem a América Central e o México, a pitaia ou pitaya é fruto de um cacto e é altamente saborosa. De aparência estranha, a fruta chama atenção por onde passa. Sua casca aparenta ser formada por escamas, e daí que vem o apelido "Dragon Fruit", ou "fruta do dragão" em português. É adocicada e pode ser branca ou vermelha por dentro, sendo que as cascas podem ser branca, vermelha ou amarela, sendo que essa última é mais rara no Brasil. Embora esta fruta seja sensível à temperaturas baixas, você também pode plantá-la dentro de casa, em vasos. Ela também é uma ótima fruta para se plantar num pomar, sem falar nos inúmeros benefícios da pitaia para a sua saúde. Neste artigo, umCOMO te explicamos como plantar pitaia. Confira!
Como plantar pitaya no vaso
- Em primeiro lugar, prepare um recipiente para receber as sementes, que podem ser compradas em lojas online ou em algumas lojas de jardim e sementes. Por se tratar de uma planta relativamente rara, pode ser difícil encontrar sementes de pitaya à venda em lojas do ramo de jardinagem, de forma que é mais fácil encontrá-las para comprar pela internet.
- O vaso para plantar pitaya deve possuir ao menos 40 cm de profundidade e ter um diâmetro de uma palma e meia, no mínimo. Cascalhos ou cacos de telha cobertos com uma fina camada de areia no fundo do vaso ajudarão a dar maior vazão à água. Depois disso, você pode preencher com terra.
- Coloque algumas sementes no vaso com espaço de 2,5 cm entre cada uma delas. Cubra com 2 cm de terra aproximadamente e regue, só até deixar a terra úmida. Nesta etapa você pode colocar um pano ou pedaço de filme plástico sobre o vaso para ajudar a manter a umidade e estimular as sementes, retire-o assim que for possível ver os primeiros brotos. A germinação ocorre num intervalo entre oito e quatorze dias.
- A planta da pitaia deve ficar sobre luz solar direta, o máximo possível mesmo que tenha plantado dentro de casa, desta forma ela deve ficar em uma janela onde ela possa receber ao menos 8 horas de sol por dia.
- Você pode regar a planta duas vezes por semana sempre mantendo o solo úmido mas sem encharcar, lembrando que devem ficar apenas uma muda por vaso, quando elas alcançarem cerca de 8 cm você deve deixar apenas aquela que melhor se desenvolveu, arrancando as outras ou, se achar melhor, pode plantá-las em outros vasos.
Se você se interessa por plantas e frutas exóticas, confira nosso artigo sobre como plantar lichia!

Como cultivar pitaia
Para além dos cuidados básicos com sua planta, como regá-la e tomar cuidado com a exposição solar, outras medidas são necessárias para plantar pitaya. Confira:
- Para a fertilização você pode usar adubo orgânico, casca de ovo moída e depositada em volta do broto principal (esta só durante os primeiros meses de cultivo) e adubos ricos em magnésio. Confira nossas recomendações sobre como fazer adubo natural e aproveite os ingredientes que você já tem em casa.
- Nesta etapa você deve escolher entre plantá-la de forma samambaia ou usar apoio de estacas e amarras. Esta planta cresce de forma que suas folhas ficam despejadas e você deve escolher entre deixá-la em um local alto para que suas folhas não fiquem no chão ou usar uma estaca e amarras.
- Caso opte pela estaca, esta pode ser de bambu e deve ser inserida proximamente à planta, isto quando a pitaia já alcançou os seus 15 cm de altura.
- As amarras podem ser feitas com barbante, de preferência grosso, e devem ficar frouxas para não machucar a planta. Conforme ela for crescendo faça novas amarras. A pitaia pode alcançar uma altura de até 6 metros, você pode mantê-la num vaso pequeno mas o recomendado é realizar o transplante para o quintal, uma hora ou outra.
Este cacto pode levar de 3 a 5 anos para produzir seus frutos, vale a pena manter mais de uma planta em casa para uma maior produção, se bem que, quando começar a produzir, um cacto já será suficiente para abastecer você e sua família com o seu delicioso fruto.
De todo modo, cada vez mais a pitaya é encontrada em supermercados e feiras livres, de forma que você pode comprá-la de outros fornecedores enquanto ainda não dispõe de sua produção própria de pitayas.

Como plantar muda de pitaya
Diversos pesquisadores, como os da Universidade Estadual de Londrina[1], apontam que o plantio por estaquias é o melhor para a pitaya, uma vez que produz frutos mais uniformes do que aqueles plantados por sementes. Salientamos que as estaquias são as mudas de pitaya.
Para fazer o plantio por estaquias, você deverá remover uma estaca da planta-mãe, preferencialmente de 25 cm de comprimento (segundo orientações dos pesquisadores da Universidade Federal de Lavras[3]) e aguardar 48 horas em local ventilado para que a estaca passe pelo processo de cicatrização, para posteriormente plantá-la em local com substrato fértil. Você pode optar pelos vasos, dando preferência aos grandes. Em caso de dúvidas, consulte nosso artigo sobre como fazer estaquia.
Regue diariamente, de modo a deixar o solos sempre úmido, e deixe sua pitaya em local com boa iluminação solar, já que ela precisa de pelo menos 10 horas de sol por dia[2]. Em breve surgirão os primeiros brotos e você poderá transplantá-la para outros vasos ou até mesmo diretamente para o solo.
Como plantar pitaya no chão
Para plantar pitaya no chão basta seguir o procedimento anterior adotado para os vasos, e depois transpor a planta para o solo. Lembre-se de escolher um local bem iluminado e com boa drenagem, além de substrato fértil.
Por se tratara de um cacto trepador, pode ser necessário utilizar pedaços de madeira para dar suporte e sustentação à planta. Você também pode conseguir esse suporte com mourões de concreto, pedaços de ferro ou até mesmo pneus velhos.
Em geral, a pitaya produz frutos novembro e maio - ou seja, na época mais quente do ano. Caso queira comprá-la em feiras ou supermercados, essa é a época mais recomendada, pois a fruta estará ainda mais saborosa.
Proprieades da pitaia
Apesar de nós brasileiros não estarmos muito familiarizados com a pitaya, não podemos negar que essa exótica fruta possui muitos benefícios para a saúde pois:
- É rica em fibras, o que facilita a digestão;
- Possui boa quantidade de vitamina C, que é antioxidante e combate o envelhecimento precoce;
- É rica em cálcio, ferro e fósforo, colaborando para a boa manutenção do sistema imunológico;
- Combate o mau colesterol, pois é rica em ômega 3;
- Tem vitaminas do complexo B, que combatem o cansaço e a fadiga.
Para além da pitaya, não deixe de incluir outras frutas, legumes e verduras na sua alimentação diária. esse grupo de alimentos fornece vitaminas e minerais que são indispensáveis para o bom funcionamento de nosso organismo e, consequentemente, para manter-nos com boa saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar pitaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
- BASTOS, Débora Costa et al. Propagação da Pitaya 'vermelha' por estaquia. Ciênc. agrotec., Lavras , v. 30, n. 6, p. 1106-1109, Dec. 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000600009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 de março de 2020.
- Braga Marques, Virna; Amato Moreira, Rodrigo; Ramos, José Darlan; Arcanjo de Araújo,Neimar; Monteiro da Cruz, Maria do Céu. Profundidade de plantio e dominância apical na estaquia de pitaia vermelha. Semina: Ciências Agrárias, vol. 33, núm. 6, noviembre-diciembre, 2012, pp. 2091-2097. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Brasil. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/4457/445744116006.pdf>. Acesso em 30 de março de 2020.
- CAMPOS, Thiago Tadeu. Aprenda a plantar pitaya orgânica. Ciclo Vivo. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/aprenda-a-plantar-pitaya-organica/>. Publicado em 4 de fevereiro de 2020. Acesso em 30 de março de 2020.