Como plantar pitanga

Como plantar pitanga
Imagem: noticias.bol.uol.com.br

A pitanga é fruto da pitangueira, uma árvore de climas quentes, sejam eles equatoriais, tropicais ou sub-tropicais, mas desde que irrigada, pode até ser cultivada em climas mais áridos. A pitanga apresenta um cultivo simples, não necessitando de muitos cuidados, desde que esteja em local onde o clima, umidade e temperatura, e a terra, pH e substrato, sejam favoráveis. Ela pode ser reproduzida por estaquia, mergulhia ou alporquia.

Passos a seguir:
1

A árvore de pitanga pode chegar até 12 metros de altura e possui uma copa piramidal, com base maior que o topo, por isso, certifique-se de que possui espaço suficiente para plantar pitanga. Ela também pode ser plantada em vaso, desde que este seja grande, mas o seu desenvolvimento torna-se limitado.

2

Quando chegar a hora da frutificação, para dar muitas pitangas a pitangueira deve estar protegida de ventos fortes, que podem derrubar as suas flores e comprometer a frutificação. As suas flores costumam atrair abelhas, que realizam a polinização. Elas são pequenas e brancas, não são muito perfumadas.

Imagem: olhares.sapo.pt
3

A incidência de sol deve ser intensa, tal como o calor e umidade relativa no ar. Ela precisa de ao menos 4 horas diárias de sol.

4

A melhor época para o plantio de pitanga é durante o inverno ou em meses mais chuvosos, como outubro e novembro.

5

A terra e os substratos devem ser neutros e férteis, além disso, é bom verificar a capacidade de drenagem do solo. Faça-o despejando um pouco de água e verifique o tempo que leva para a terra absorvê-la.

Imagem: noticias.bol.com.br
6

Quando for plantar a pitangueira, faça uma cova na terra com o dobro do tamanho do torrão e pouco mais de 4 centímetros acima de sua altura. No espaço que sobrar, despeje uma pequena quantidade de adubo, misturada com terra e composto orgânico. Para fazer adubo e compostagem, leia: Como preparar substratos para mudas e como fazer compostagem em casa.

7

Após plantar a pitanga, regue-a em demasia nos dez dias seguintes, com cuidado para não encharcar a terra. A pitanga também pode ser podada a partir de seu primeiro ano. Se quiser saber mais, não deixe de conferir os nossos artigos sobre plantio de árvores frutíferas:

  • Como plantar Uvaia
  • Como plantar abacaxi em casa
  • Como plantar uma laranjeira
  • Como fazer mudas de jabuticaba
  • Como plantar pitaia

Caso tenha restado alguma dúvida, não poupe palavras nos comentários.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar pitanga, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.