Como plantar quiabo

Como plantar quiabo
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

Quiabo é o fruto do quiabeiro, uma planta africana da família da malva. É muito usado na culinária, especialmente na Brasileira, sendo componente de vários pratos típicos, como o caruru, frango com quiabo ou refogado de carne com quiabo.

Sendo portador de benefícios para a pele, mucosas e para a visão; um anticancerígeno, regulador de colesterol e do trato intestinal, entre outros benefícios, este alimento deve ser incluído em uma dieta equilibrada.

Se você gosta de conhecer os alimentos que come e gostaria de cultivar os seus próprios quiabos, continue lendo esse artigo de umComo.com.br e saiba como plantar quiabo.

Vai precisar de:
  • Vasos ou sementeiras
  • Terra
  • Sementes de quiabo
  • Água
Passos a seguir:
1

Para plantar quiabo você deve garantir uma temperatura acima dos 20º C e uma boa incidência de luz solar direta, durante algumas horas por dia.

Se na região onde irá cultivar o quiabo não conseguir essas características, pode cultivar em estufa.

Imagem: panoramio.com
2

O solo onde irá cultivar o quiabo deverá ser bastante fértil, profundo e permeável, bem drenado e rico em matéria orgânica. Procure encontrar um solo como o ph entre os 6.0 e os 6.5.

O solo deverá estar sempre úmido, mas não encharcado.

Se o plantio tiver sido feito em vasos ou sementeiras, o quiabeiro deverá ser transportado para um solo maior, com estas características, quando este atingir 10 a 15 cm de altura.

Imagem: panoramio.com
3

Para o plantio, você deverá colocar as sementes de quiabo em água durante pelo menos 1 dia, para que assim o processo de germinação seja mais rápido.

Prepare o solo arando-o cerca de 20 a 25 cm e faça a gradagem. Coloque as sementes a cerca de 8 cm de profundidade, deixando em cada orifício 3 sementes e espaçando-os com cerca de 30 cm entre eles. Entre fileiras deverá ficar um espaçamento de cerca de 1.20 m.

Imagem: finafinesse.blogspot.pt
4

Quando os quiabeiros atingirem cerca de 20 cm de altura, deverá podá-los, para que fiquem mais vigorosos.

A apanha do quiabo deverá ser feita quando estes atingirem cerca de 10 a 15 cm de comprimento, geralmente 60 dias após o seu cultivo. Estes deverão estar tenros e a sua ponta deverá ser fácil de quebrar.

Imagem: olhares.uol.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar quiabo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.