Como plantar romã

Como plantar romã
Imagem: rsiqueira.postbit.com

A árvore de romã é um arbusto que cresce com caule ereto e vertical, pode chegar a ter 5 metros de altura. Tem preferência por climas amenos, se desenvolvendo muito bem nele, mas suporta diversos tipos de climas. A romãzeira é uma árvore de cultivo versátil, tornando-se uma boa opção entre as frutas para se plantar num pomar. O seu plantio pode ser feito com sementes, que costumam germinar facilmente e da mesma forma podem ser plantadas. Neste artigo, umComo te explica como plantar romã.

Passos a seguir:
1

Primeiramente você precisa ter em mãos as sementes de romã. Elas podem ser adquiridas em lojas de jardinagem ou retiradas do próprio fruto. Não costumam ser caras, tanto as sementes como a fruta.

2

Se você optar por usar as sementes da fruta, escolha uma fruta com aparência saudável. Retire umas 3 ou 4 sementes - apenas por garantia, mas se quiser plantar mais de uma romã, pegue duas sementes por cada tentativa -, e deixe as secar à sombra.

3

A germinação pode ser feita utilizando um algodão úmido. Molhe-o e torça um pouco, o suficiente para que não pingue água mas sem perder a umidade. Deposite 2 sementes por pedacinho de algodão.

As sementes de romã não precisam necessariamente serem germinadas na terra, mas se você preferir assim, deixe-as bem perto da superfície do substrato.

4

A terra deve conter uma quantidade considerável de matéria orgânica, por isso, não deixe de misturar um pouco de adubo e húmus na terra em que deseja plantá-la. Além disso, quando ela já estiver desenvolvida, troque o substrato anualmente, para que ela nunca deixe de dar bons frutos.

Você pode optar por plantá-la em vaso ou no solo, mas saiba que ela não passa dos 2 metros de altura num vaso, mesmo que ele seja grande. Ainda assim, a regra é a mesma. O adubo deve ser trocado uma vez por ano.

5

O adubo químico mais recomendado é o N-P-K, Nitrogênio, Fósforo e Potássio em proporção 4-14-8 ou 10-10-10. Mas cá entre nós, por ser uma planta de frutos, prefira não utilizar adubos químicos, apenas orgânicos. Misturar húmus e compostagem ao substrato é muito mais saudável e pode ser até mais efetivo do que utilizar adubos químicos.

6

Em relação a rega da romãzeira, tente regá-la com frequência para que o solo nunca se encontre totalmente seco, mas também, nunca encharcado. Ela precisa de um solo úmido. Para evitar o aparecimento de fungos que trazem doenças, não deixe-o encharcar.

Se você tiver plantado a romãzeira num vaso, deixe cacos de telha ou pedras no seu fundo para dar mais vazão à água da rega.

7

A época ideal para realizar o plantio da romã é no começo de setembro, por ser uma época chuvosa. Ela também precisa de ao menos 4 horas de sol diário por dia.

Se seguir todas as dicas acima, não é provável que você encontre problemas no seu plantio.

Veja também:

  • Como semear morangos
  • Como plantar melancia
  • Como plantar jambo
  • Como plantar maracujá
  • Como fazer um pomar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar romã, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.