Como plantar suculentas

Como plantar suculentas

As suculentas são ideais para quem gosta de plantas mas não tem muito tempo para cuidar delas. A presença de água no caule faz delas uma espécie resistente, de maneira que cuidar delas exige, basicamente, água poucas vezes por semana e um local com luz. Além da manutenção fácil, têm uma variedade bonita de formas, cores, tamanhos e texturas e podem ser plantas em diferente tipos de vaso. Para saber como plantar suculentas, siga as dicas do umCOMO.

Vai precisar de:
  • Muda de suculenta
  • Vaso
  • Terra
  • Areia
  • Pedrinhas para jardinagem
  • Argila
  • Manta bidim (opcional)
Passos a seguir:
1

Para plantar suculentas você pode fazer a sua própria muda a partir de uma folha de outra suculenta. Para fazer isso, você deve com cuidado coletar algumas folhas da planta desejada. Elas devem estar bem bonitas e em perfeito estado.

2

Então, em um recipiente, junte e mescle uma parte de terra, com uma parte areia e outra parte de pedrinhas. Faça com que essas três partes se misturem igualmente. Então, basta colocar (não enterre) as folhas sobre a terra e manter em um ambiente iluminado e arejado. Não precisa regar na primeira semana, nas próximas use um conta-gotas para colocar água somente 1 ou 2 vezes por semana. Cuidado para não encostar nas folhas e mexê-las.

3

O processo de criar uma muda para plantar suculentas não é rápido. Mantenha o ritual de regar semanalmente e repare que com o passar do tempo as raízes irão brotar. Quando a muda estiver maior é sinal que ela já pode ser plantada, como ensinaremos nos próximos passos.

4

Se você vai comprar a planta suculenta, não é difícil encontrá-las em floriculturas, lojas de jardinagem e até online. É mais comum que você encontre em versões menores. Quando compradas, você pode criar um arranjo com outras espécies e transferir para vasos maiores ou usar a criatividade e plantar em objetos como casca de ovo ou sapatos.

5

Uma opção ainda antes de plantar suculentas é bolar um sistema de drenagem no vaso para facilitar a manutenção da plantinha e não acumular água, o que pode acabar matando a suculenta. Para fazer isso basta cobrir o fundo do vaso que você irá usar com argila e manta bidim (ambos podem ser encontrados em lojas de jardinagem).

6

Quando escolher o vaso onde for plantar suculentas de maneira definitiva já opte por um que combine com a decoração do ambiente e que tenha o tamanho indicado para a planta que você escolheu. Assim você não terá de transferir a planta depois.

7

Quando tiver a muda ou comprado a suculenta para replantar, com delicadeza retire o excesso de terra ao redor da planta até encontrar a raiz. Retire então a muda desse vaso mantendo a raiz intacta e ligada a todo o resto da planta.

Veja também: Como cuidar da suculenta rosa de pedra

8

O processo para plantar suculentas é similar ao das mudas. Comece enchendo o vaso com uma parte de areia e duas partes de terra vegetal ou adubada quase até a superfície.

Sugestão: Leia também o artigo como cultivar lisianto.

9

Acomode a planta suculenta no vaso e cubra sua raiz com terra. Se o vaso for grande você pode acomodar diferentes variedades de suculentas.

Leitura complementar: Como fazer jardim no pote

10

Finalize cobrindo a terra que esta à mostra com pedrinhas para jardinagem ou pedras de aquário.

Veja também: Como fazer suculentas coloridas

11

Cuidar de suculentas é simples. Observe as plantas e regue pelo menos uma vez por semana. No verão você pode regar dia sim, dia não, se a sua cidade for muito quente.

Dica: Acesse também esse artigo para conhecer essas 6 suculentas de sol pleno e outros tipos!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar suculentas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • Se não tiver argila, forre o fundo do vaso com pedras ou cacos de telha quebrada. Esse procedimento é essencial para que as raízes da suculenta não entrem em contato com a água.