Como plantar tomates

Como plantar tomates

O tomate na realidade é uma fruta, embora a maioria das pessoas o considere um vegetal. De fato, o tomate é a fruta mais popular do mundo. A sua diversidade é um fator importante na sua popularidade, mas o tomate é um alimento nutritivo que contém vitamina A e vitamina C e licopeno, um antioxidante que combate o câncer. O cultivo de tomates é muito fácil, porque os tomates crescem na maior parte dos solos. O truque para plantar tomates é escolher plantas saudáveis e plantá-los no momento adequado. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como plantar tomates.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Escolha entre as sementes ou as plantas. Pelo fato de os tomates não crescerem até que a temperatura seja de 10 graus constantes, muitos preferem as plantas. As sementes podem ser semeadas seis a oito semanas antes da última geada. Plante as sementes a 2 centímetros de profundidade em vasos pequenos. Deve manter as sementes hidratadas regando de vez em quando, caso contrário as sementes secam. Depois da germinação das sementes, coloque-as numa zona onde recebam uma grande quantidade de luz. Antes de crescerem demasiado, plante-as em vasos maiores e comece a colocar os vasos ao ar livre por períodos de tempo curtos para ambientar a planta.

Foto: jardinaria.com.br

2

Escolha plantas saudáveis. Pode procurar plantas que não tenham folhas amarelas ou manchas nas folhas. As opções mais populares são Celebrity, Big Boy e Better Boy. Nem todos os tomates crescem bem em todas as regiões do país, por isso tenha em consideração a zona onde vive. Escolha as plantas em função do espaço que tem para o cultivo das plantas.

Imagem: jardinaria.com.br
3

Decida que tipo de tomates irá comprar. Tem tomates em que os ramos crescem até um certo ponto e param. São compactos e espessos. Os tomates amadurecem cedo, por isso estas variedades é boa para os vasos, espaços pequenos e para a primeira parte da época. Tem outras variedades com mais ramos que se estendem e precisam de ser replantadas. Produzem frutos mais tarde na temporada.

4

Prepare o solo numa área que receba seis a oito horas de sol. Os tomates crescem quase em qualquer lado, mas a preparação do solo é fundamental para um cultivo produtivo.

Imagem: astral.oxigenio.com
5

O pH ideal para os tomates vai de 6.0 a 6.8, ou seja um solo ligeiramente ácido. Antes de colocar as plantas, remexa o solo mais ou menos até aos 10 centímetros de profundidade. Faça uma vala de 6 centímetros de profundidade e ponha uma linha fina de adubo orgânico ou um produto químico na parte inferior da vala. Use fertilizante 5-10-10, que se refere ao peso do nitrogênio, fósforo e potássio.

6

Cubra o adubo com 2 ou 4 centímetros de terra, para que as plantas não toquem no adubo. Se a plantação de tomates for feita em vasos, utilize um recipiente que tenha pelo menos 15 centímetros de profundidade e 20 centímetros de largura.

7

Plante a planta a 3 ou 4 centímetros de profundidade no solo. Plante-as a 20 centímetros de distância entre elas.

8

Coloque uma estaca junto à planta. À medida que a plante cresce, use um cordel para atar a planta à estaca.

9

Regue-as com água em abundância pela manhã bem cedo e regue-as regularmente, especialmente durante os períodos de seca.

Imagem: jardinaria.com.br
10

Veja também os seguintes artigos sobre:

  • Como plantar salsa em casa
  • Como plantar batatas
  • Como plantar cenouras
  • Como plantar alface
  • Como plantar coentro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar tomates, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Coloque uma camada de matéria orgânica em volta das plantas para ajudar a reter a água.