Como plantar um coqueiro

Como plantar um coqueiro
Imagem: empregabrasil.com.br

O coco é uma drupa, um fruto carnoso com uma casca dura e um caroço que contém as suas sementes. Ele está na mesma classe botânica que as azeitonas, cerejas, ameixas e frutas de caroço. Das muitas variedades de coco que existem, a mais comum é a do coco gigante, no Brasil, mas tanto este como o anão possuem métodos de plantio muito semelhantes.

Para plantar um coqueiro, você precisará arranjar um bom coco. Este pode ser retirado de um coqueiro - o ideal é pegar um que tenha caído à pouco tempo, como sinal de que este está pronto para ser plantado. Neste artigo, umComo ensina como plantar coqueiro.

Vai precisar de:
  • Um ou mais de um coco inteiro e em bom estado
  • Um balde ou vaso com circunferência superior ao coco
  • Substratos
Passos a seguir:
1

Escolha um coco para iniciar o plantio. Este coco deve conter água dentro, sendo possível certificar-se disto ao agitá-lo próximo ao ouvido, ou mesmo, para os fisicamente mais sensíveis, pelo seu peso.

2

Lave-o apenas com água corrente, sem esfregar as mãos ou adicionar qualquer substância. Após a lavagem, deixe-o de "molho" num balde ou vaso grande com água suficiente para cobrir dois terços de seu volume por três dias.

3

Procure por um vaso com uma boa profundidade, 25 cm serão suficientes. Ele também deve ser mais largo que o coco.

4

Adicione substrato leve e solto no vaso em quantidade suficiente para cobrir dois terços do volume do coco, sobrando o suficiente para preencher a área do vaso. No seu fundo - antes de adicionar o substrato - aloque pequenas pedras ou cacos de telha. Acima dos cacos ou pedras adicione areia limpa, ou mesmo areia de praia, de forma a que não seja possível ver os cacos ou pedras, apenas a areia. Esta base, feita de pedras/cacos e areia não deve ultrapassar um quarto do volume do vaso.

5

O substrato deve ser bem preparado, visto que ele não será trocado até ao momento de transplantar a muda para o vaso ou local definitivo de cultivo. Não há necessidade de trocar o substrato pois boa parte das substâncias que o coco necessita para se desenvolver se encontram no próprio coco.

6

Nesta etapa você deverá plantar o coco de forma a que ele fique mergulhado no substrato por boa parte de seu volume, do ponto de vista lateral do mesmo, conforme indica a imagem. Nesta mesma foto podemos notar um pequeno broto nascendo do polo superior do coco, esta germinação leva tempo, mas escolhi esta imagem para que você possa ver claramente de onde é que, afinal, nasce o primeiro broto.

Imagem: infojardin.com
7

Assim que estiver tudo pronto, com o coco e o substrato devido e confortavelmente alocados em seus estados perfeitos para uma germinação feliz do nosso amigo coco, regue o substrato. Não exagere na quantidade de água, o coco possui água em abundância, esta água servirá mais para facilitar a absorção dos nutrientes do substrato pelo amigo coco do que para de fato hidratá-lo. Num período de um mês, é importante não deixar que o substrato seque por completo, lembre-se de umedecê-lo.

8

Por fim, mova o vaso ou balde para uma área de no mínimo 21ºC. O coco precisa sentir que está em pleno período de férias de verão nas ilhas havaianas para não se acanhar na hora de germinar.

Imagem: santaseiva.com.br
9

No primeiro ano não há necessidade de adubação, pelos motivos citados acima. O coco é um fruto com semente auto-suficiente. Após este período de um ano, realize uma adubação e lembre-se de retirar os galhos secos, de preferência com uma faca ou tesoura de poda afiada.

Veja também:

  • Como plantar Pitaia
  • Como plantar Kiwi
  • Como plantar chuchu
  • Como plantar jambo
  • Como plantar Goiabas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar um coqueiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Antes de começar o plantio observe bem as características climáticas da tua região. Estas devem ser favoráveis para o plantio de um coqueiro: por volta de 27 graus.
  • O coqueiro pode levar de 4 a 6 anos para dar os primeiros frutos. Não espere cocos fresquinhos tão cedo.