Como plantar Uvaia

Como plantar Uvaia

A Uvaia é uma fruta semelhante à pitanga, com nome que vem do tupi e significa "fruta-azeda", "fruta-cítrica", e também pode ser conhecida por Orvalha e Uvalha. A uvaia é de uma árvore que não cresce muito, mas pode atingir até 13 metros de altura, com copa arredondada em forma de taça. É originária da floresta atlântica, que vai do Rio Grande do Sul ao estado de São Paulo.

De plantio simples, a uvaia pode ser plantada em pomar, em conjunto com outras frutas. Neste artigo, umComo apresenta um passo-a-passo sobre como plantar Uvaia.

Passos a seguir:
1

A uvaia é extremamente adaptável à climas temperados, sendo que a média preferida encontra-se entre 18 e 26 graus. Certifique-se de que o clima da sua região é compatível com o plantio de uvaia.

2

Assim como a sua relação com o clima, a uvaia pode desenvolver-se em diversos tipos de solo, variando de arenoso a argiloso e de ácido a alcalino. Porém, para que ela possa dar bons frutos e não apresentar problemas de crescimento, recomenda-se um solo rico em matéria orgânica e com boa capacidade de drenagem.

3

Se for plantar uvaia por sementes, conhecidas pelas suas características como a coloração creme e por serem recalcitrantes, perdem a capacidade de germinar após 20 dias. É recomendado iniciar a germinação assim que conseguir as sementes.

4

Se for plantar uvaia por mudas, o que é mais recomendado, pelos motivos citados acima, plante-a em pleno sol. A cova deve ter 50 cm de profundidade. Procure adicionar um pouco de serragem ou pequenas pedras no fundo, para aumentar a capacidade de vazão da terra, além de adicionar ao menos - na composição da terra - 30% de adubo ou matéria orgânica.

5

Além destes poucos cuidados, o pé de uvaia desenvolve-se melhor quando há grande incidência de luz solar. No mínimo 4 horas diárias, não havendo problema à exposição à luz solar nas horas do dia onde ela é mais incidente.

Imagem: eugeniaprada.com
6

Não há necessidade de cuidados especiais durante o tempo de desenvolvimento. O tempo entre o plantio e a primeira frutificação varia de 4 a 6 anos. Nesta altura, a planta já deverá ter um médio porte, suficiente para trazer bons frutos..

7

A frutificação costuma ocorrer entre os meses de Setembro a Novembro, as uvaias, podem ser consumidas naturalmente, desde que não tenham sido utilizados pesticidas durante o cultivo. A uvaia pode ser consumida em sucos, saladas de frutas e tem poupa que pode ser utilizada em sorvetes - que a propósito são deliciosos. Além destes usos, a uvaia tem potencial para confecção de vinhos e vinagres.

Veja também:

  • Como plantar Damasco
  • Como plantar mamão
  • Como plantar Goiabas
  • Como plantar Kiwi
  • Como plantar Mirtilo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Uvaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.