Como plantar vagem

Como plantar vagem

A vagem também conhecido como feijão-verde, pertencente à família das leguminosas, é um dos vegetais mais consumidos pelas famílias. Oferecem um sem-fim de possibilidades culinárias e são muitos os benefícios que a vagem proporciona ao nosso organismo. Embora possamos encontrá-las em todos os estabelecimentos, sempre serão bem mais saborosas se as cultivamos nós mesmos em casa. Por isso, em umComo.com.br explicamos passo a passo como plantar vagem.

Passos a seguir:
1

Antes de plantar vagem, é bom saber que existem dois tipos de plantas: a vagem de porte baixo ou rasteira e a de porte alto ou trepadeira, que necessitará um tutoramento e suporte para poder crescer corretamente.

2

A vagem adapta-se melhor aos climas quentes e amenos, onde as temperaturas não sejam inferiores a 10ºC. No entanto, se na sua região ocorrem fortes rajadas de vento, você deverá proteger suas plantas, já que são bastante frágeis.

3

Além disso, na hora de escolher o lugar para plantar a vagem deveremos procurar uma área na qual fiquem expostas ao sol, de modo que recebam os raios solares e esquente o solo. Se você vai plantar no exterior (e não na estufa) deverá fazer isso quando tenha passado a época de geadas, ou no caso de climas amenos desde princípios do outono até que comece a primavera.

4

Recomenda-se plantar a vagem mediante semeadura direta, isto é, através de sementes, já que não suportam muito bem os transplantes.

5

Desta forma, em função da variedade da vagem, será diferente as considerações na hora de plantá-la:

  • No caso das plantas rasteiras ou arbustivas, você deverá fazer covas de uns 2 cm de profundidade e deixar uns 20 cm entre cada um.
  • Quanto às plantas de porte alto ou trepadeiras, serão semeadas a uns 5 cm de profundidade e com uma separação de pelo menos 40 cm.
6

Ao cultivar vagem trepadeira, será necessário criar uma estrutura em forma de pirâmide pela qual possam subir. Desta forma, recomenda-se usar varas de bambu ou paus de uma altura aproximada de 2 metros unidos entre eles, por exemplo amarrados.

7

Quanto à irrigação, cabe destacar que a vagem precisa de solo úmido, de forma que será fundamental regá-la, mas sem chegar nunca a encharcá-la, já que então as raízes apodreceriam. Também, durante a época da primeira floração não deveremos abusar com a água, já que provocaria a queda das flores.

8

No entanto, não será necessário adubar a vagem, já que esta planta - como as outras leguminosas - têm a capacidade de fixar o nitrogênio atmosférico e aproveitá-lo como nutriente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar vagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.