Como plantar verônicas

Como plantar verônicas
Imagem: luontoportti.com

As verônicas são flores perenes, nunca murcham ou perdem folhas, mesmo no inverno. Suas flores, das mais conhecidas, podem ser roxas ou azuis, mas sempre em tom vivo e chamativo. Apesar de chamar a atenção, a planta não costuma crescer muito, chegando aos 38 centímetros de altura. Mesmo sendo uma planta de pequeno porte, se desenvolve melhor em solo do que em vasos, o que a torna uma planta ideal para adicionar tons de cores mais frias no seu jardim. Para saber como plantar verônicas, continue lendo o artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Inicialmente, mais por curiosidade, a cor da verônica varia de acordo com a composição dos substratos do solo, variando entre tons de azul e roxo.

2

Num primeiro momento, você deve fazer o planejamento do plantio, escolhendo a melhor forma de plantar as verônicas; através de mudas ou sementes, sendo que ambas podem ser adquiridas em lojas para jardins. O plantio é facilitado quando se planta através de mudas, mas é sempre mais interessante acompanhar todo o desenvolvimento da planta, por isso, algumas pessoas preferem cantar através da semente.

3

Plante as mudas ou sementes de verônicas com um espaçamento de 15 cm, para que elas possam se desenvolver sem se atrapalhar.

4

É recomendado que o plantio seja feito no outono, no caso do território brasileiro no geral, pois trata-se de um período em que a planta poderá se desenvolver e criar alguma resistência antes de chegar o próximo inverno.

5

O solo ideal para a verônica precisa de:

  • Neutralidade, pH próximo ao 7;
  • Umidade, as regas podem ser constantes, não deixando que o substrato se encontre totalmente seco, mas também sem ficar encharcado;
  • Riqueza em matérias orgânicas;
  • Adubagem semestral;
  • Boa fluidez, para que o solo não fique encharcado.
6

As verônicas costumam florescer na primavera e a sua floração pode durar até o outono. Por serem herbáceas, as verônicas costumam se envergar no inverno, para que depois os seus brotos possam se desenvolver com mais facilidade. Por isso, nos períodos mais frios é necessário proteger as raízes destas plantas. Basta colocar, ao redor do caule principal das verônicas, um pouco de serragem ou pedras pequenas, de forma que amenizem as baixas temperaturas. Este processo é dispensado caso a sua verônica tenha sido plantada numa estufa.

Veja também:

  • Como cuidar de tulipas
  • Como transplantar e cuidar das Prímulas
  • Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar verônicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.