Como podar árvores

Como podar árvores

Podar árvores tem a finalidade de garantir o desenvolvimento correto das mesmas. Uma boa poda nos garantirá uma boa colheita no caso das árvores frutíferas ou uma bonita forma no caso das árvores ornamentais. Podar árvores corretamente também favorece uma melhor vitalidade da árvore e como consequência obteremos árvores mais saudáveis e fortes.

Vai precisar de:
  • Tesoura de podar.
  • Tesourão de poda para galhos grandes.
  • Serrote japonês para galhos de grandes dimensões.
  • Motosserra no caso de ter que cortar a copa da árvore.
  • Equipamento de proteção como capacete, óculos e luvas.
  • Escada.
Passos a seguir:
1

Caso a árvore supere os 2 metros de altura, deveremos proteger-nos com capacete, luvas e óculos de proteção para evitar pancadas, feridas ou possíveis arranhões.

2

Escolhemos primeiro todos os galhos mortos que a árvore apresentar e cortamos de forma limpa e oblíqua acima do sítio onde nascem.

3

Uma vez eliminados os galhos mortos, eliminamos todos os galhos que estejam em má posição na copa. Isto significa eliminar todos os galhos que estejam cruzados na copa da árvore ou apresentem formas estranhas como curvas.

4

O seguinte passo será a eliminação de parasitas. Estes galhos se originam após uma poda drástica e os reconheceremos facilmente por seu forte vigor. Costumam ser galhos pouco ramificados que saem do tronco, muito retos e altos. Os eliminaremos preferencialmente no verão ainda que também possamos fazê-lo no final do inverno.

5

O seguinte procedimento será o esvaziamento da copa. Esta tarefa consegue-se eliminando alguns galhos para que a árvore não fique muito carregada de vegetação e desta forma, entrará melhor a luz em seu interior e o desenvolvimento de galhos, frutos e folhas será adequado. Para isso, eliminamos entre 2 e 3 galhos de cada cinco que encontremos colocados juntos, alternando os cortes; isto é, um sim, o seguinte não.

6

Uma vez que tivermos clareado a copa da árvore, passamos a encurtar galhos para controlar o tamanho da árvore.

7

Para terminar você deve recolher todos os galhos que cortou e levar a um lugar de reciclagem de restos de poda e jardim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como podar árvores, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • A melhor época da poda no caso de árvores ornamentais será no final do inverno. No caso de árvores frutíferas, também poderemos fazer a poda em pleno inverno. Se os galhos que vamos eliminar tiverem um diâmetro respeitável (mais de 5 centímetros de diâmetro) aplicaremos uma massa cicatrizante para ajudar na formação do calo e evitar assim infecções. Para nos desfazermos dos galhos eliminados com facilidade, os cortaremos no chão e desta forma, o volume diminuirá consideravelmente.