Como podar as plantas do tomate

Como podar as plantas do tomate

Ter um tomateiro em casa é uma grande vantagem. Você não só dispõe dos tomates que desejar ao seu alcance, mas também que serão de qualidade e sem passar por tratamentos artificiais. Mas cabe destacar que esta planta requer certos cuidados e atenções, um deles é o fato de podar o tomateiro corretamente. Em umComo.com.br deixamos alguns conselhos para que você saiba como podar as plantas de tomate.

Vai precisar de:
  • Tesoura de podar
  • Luvas
Passos a seguir:
1

A diferença entre podar um tomateiro e podá-lo bem marcará a qualidade dos seus tomates. Se você podar corretamente, eles serão maiores e de melhor qualidade. No entanto, se não fizer corretamente, eles não aguentarão muito e a qualidade será bastante ruim.

2

Você deve eliminar do tomateiro tudo aquilo que brotar do caule e que não produz tomates. Deverá fazer um corte limpo com uma tesoura de podar e deixar o caule limpo, já que tudo o que cresce neste o único que faz é evitar e atrasar o crescimento dos tomates.

3

Você deve reduzir e cortar os ramos principais. Evite que o seu tomateiro tenha mais de dois ramos, já que isso também seria um atraso para a planta. Além disso, com dois ramos principais todos os tomates crescerão juntos e será bem mais fácil a coleta.

4

Aconselha-se que quando a planta tenha uma altura de aproximadamente meio metro seja podada. Será necessário fazer isso sempre antes de que cresçam as flores, para evitar assim acabar com os tomates.

5

Siga também estes passos básicos e principais se a sua planta é de tomates-cereja, servirá da mesma forma.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como podar as plantas do tomate, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Siga atentamente as instruções.
  • Pode pedir conselhos para um especialista.