Como podar uma oliveira

Como podar uma oliveira

A oliveira faz parte das paisagens mais tradicionais da península ibérica. Tanto que foram escritos inclusive poemas sobre elas. E não é para menos, pois graças a ela obtemos deliciosos e saudáveis alimentos que fazem parte importante da dieta mediterrânea. Mas, para desfrutar do seu sabor e das suas muitas propriedades, é preciso podar corretamente. Se você precisa de ajuda, não perca os conselhos que explicamos de seguida em umComo.com.br sobre como podar uma oliveira.

A poda de formação

A primeira coisa que deve saber é que existem diferentes passos para podar uma oliveira. O primeiro é para dar forma à árvore, ou seja, a poda de formação. Como seu próprio nome sugere, esta poda irá ajudar-nos a garantir um correto desenvolvimento e crescimento da oliveira. E é tão fácil como retirar da nossa árvore os ramos e as partes em mau estado, que podem interferir no correto desenvolvimento da nossa oliveira, afetando também o crescimento da fruta.

A poda de produção

Para nos certificarmos que a árvore e a fruta crescem corretamente e de maneira produtiva, também é muito importante realizar uma poda de produção. Trata-se de respeitar o desenvolvimento da oliveira, mas de forma adequada para estimular e favorecer a produção da nossa fruta. E como se faz isto? Os especialistas recomendam podar uma oliveira desocupando os ramos secundários para conseguir que a luz do sol penetre em todas as partes da nossa árvore, melhorando, assim, a fotossíntese. Às vezes, os ramos são tão densos que impedem a entrada do sol e inclusive dificultam o crescimento da fruta.

A poda de regeneração

Outro passo importante para podar uma oliveira corretamente é a poda de regeneração, que consiste basicamente em manter nossa oliveira em boas condições. Tal como acontece com muitas outras árvores, plantas e flores, a oliveira também adoece. Para evitar isso, temos que retirar todos os ramos em mau estado que podem danificar a nossa árvore, bem como os novos brotos que aparecem na oliveira e que podem interferir na produção das azeitonas. Ou seja, trata-se de manter o crescimento da oliveira de forma estável e escalonada.

Oliveiras no jardim de casa

E o que fazemos para podar oliveiras que crescem no nosso jardim de casa? Os controles a serem realizados são os mesmos. Ainda que neste sentido, nos devamos certificar de que o comprimento dos ramos não supera um metro, que é um tamanho mais adequado para oliveiras no jardim. Não se esqueça que todas estas podas devem ser realizadas todos os anos, sem importar a estação em que se encontre, mas nunca de forma muito intensiva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como podar uma oliveira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.