Como podar uma roseira

Como podar uma roseira

A poda de roseirais é um dos cuidados mais importantes de que estas flores precisam, para assim crescerem fortes e saudáveis. É a forma de eliminar a madeira morta e assim contar com belas rosas. Desta forma, a roseira deverá ser podado pelo menos uma vez por ano, ainda que possam ser realizadas diversas podas. Além de lhe ensinar como cuidar de uma roseira, no umCOMO explicamos detalhadamente como podar uma roseira.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos destacar que o momento mais adequado para realizar a poda da roseira é no final do mês de junho ou início de julho, uma vez que já passou a época fria e especialmente as geadas, ou no início de agosto para as cidades mais frias. Tem até quem diga que a poda deve ser feita na véspera de São João (23 de junho).

2

Do mesmo modo, podemos complementá-la podando os roseirais em novembro, com a qual eliminaremos os restos de madeira morta e as flores secas.

3

Para realizar a poda das roseiras, você vai precisar de uma tesoura de podar bem afiada para conseguir um corte limpo. De qualquer modo, deverá cortar em chanfro e tratar de fazê-lo sempre acima de um nó.

4

Ao podar uma roseira, deveremos tirar os parasitas e a madeira morta, isto é, todos aqueles ramos que não estejam saudáveis ou não produzam flores. Desta forma, evitaremos que consumam água e nutrientes de forma desnecessária. Você vai reconhecer os parasitas, porque as folhas são verde claro e mais pequenas.

5

Você também deverá eliminar as flores secas e frutos, que além de dar um aspecto feio à roseira, consumirão energia. Deveremos sempre conservar os ramos jovens e aqueles que tenham nós, isto é, de onde depois sairão as rosas.

6

Devemos ainda destacar que um ramo vigoroso deverá ser podado acima do quarto ou quinto nó, já que será capaz de alimentar os 4-5 brotos que surjam dele; por outro lado, em um ramo fraco será deixado um máximo de um ou dois nós.

7

Além da poda, será necessário que você tenha presente os demais cuidados que as roseiras exigem. Pode ver aqui nosso artigo sobre como cuidar de uma roseira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como podar uma roseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.