Como polir o mármore

Como polir o mármore

O mármore é um dos materiais mais versáteis e usados no lar. Presente normalmente em pias e bancadas de cozinhas ou solos, trata-se de uma excelente alternativa, porém deve ser bem cuidado para mantê-lo em perfeito estado. E não se trata apenas de saber como limpar o mármore, mas também de utilizar os métodos adequados para polir e mantê-lo brilhante. Por isso, neste post do umCOMO explicamos como polir mármore para deixá-lo bem brilhante e lisinho.

Limpeza antes do polimento do mármore

Antes de polir o mármore, seja com produtos específicos ou soluções caseiras, é muito importante limpá-lo bem, desta forma você eliminará a gordura e sujeira e poderá obter um resultado mais eficaz. A limpeza do mármore varia de acordo com o tipo dele. Damos algumas sugestões no post que explica como limpar mármore.

Após a limpeza é necessário secar bem a superfície antes de polir, acabe com qualquer umidade possível. Se o seu mármore for branco veja algumas dicas de limpeza, para conseguir melhores resultados.

Como polir mármore

A opção mais segura para polir mármore são produtos comerciais de qualidade específicos para isso (polimento de mármore). Então, será necessário seguir as instruções do fabricante. De qualquer forma, a seguir deixamos um passo a passo geral que costuma ser útil para diferentes tipos de produtos e mármore.

Se o plano é polir mármore em uma área reduzida, você pode fazer isso à mão, mas se o objetivo são superfícies maiores ou piso polir piso de mármore, uma polidora é a solução mais indicada:

  1. Aplique uma pequena quantidade do polimento para mármore sobre a superfície;
  2. Esse líquido arenoso fará com que a primeira camada do mármore ase abra e facilite a limpeza. Esse é o momento de acabar com as manchas e arranhões mais superficiais;
  3. Umedeça um algodão com água e realize movimentos circulares para espalhar o produto;
  4. Quando a superfície estiver totalmente polida, você pode secar com uma pano limpo e seco e remover os restos.

Caso o mármore esteja muito riscado, o ideal é pedir ajuda profissional para polir mármore e deixá-lo brilhante.

Polimento caseiro

É importante que no momento de polir o mármore você utilize um pano limpo e suave, que permita realizar esta tarefa sem riscar a superfície. Levando isso em consideração, algumas alternativas de polimento caseiro para mármore são:

Como polir mármore com bicarbonato

  1. Misture 3 colheres de sopa de bicarbonato e 1/4 de água mineral;
  2. Se for polir uma grande superfície de mármore, deverá acrescentar mais quantidade de cada ingrediente, até formar uma massa.
  3. Aplique esta mistura usando um pano limpo e suave, basta uma camada fina deste produto para conseguir bons resultados.
  4. Deixe secar durante pelo menos 3 horas, depois retire o produto com um pano suave e limpo e água morna, depois com outro pano de microfibra, faça movimentos circulares amplos para secar e polir a superfície, reduzindo o tamanho do círculo à medida que for secando. Você verá como após todo este processo, seu mármore vai ficar brilhante e bonito.

Como polir mármore com sabão neutro

Você também pode utilizar sabão neutro ou sabão de Marselha para polir mármore. Basta seguir o passo a passo:

  1. Prepare uma panela com água e adicione duas colheres de sopa de sabonete de Marselha;
  2. Coloque a panela em fogo brando para que o sabão derreta e depois mexa-o com uma colher de pau até obter um líquido homogêneo;
  3. Retire a panela do calor e deixe-a esfriar antes de usar;
  4. Quando o líquido estiver quente, mergulhe um pano macio e limpe-o sobre toda a superfície do mármore.
  5. Retire o líquido com um pano limpo embebido em água fria antes que o sabão se agarre ao mármore.

Como dar brilho em mármore

Após polir o mármore, você pode dar brilho para dar uma aspecto de novo. Para realizar esta tarefa, vamos utilizar dois produtos domésticos comuns e benéficos: limão e o álcool. Basta seguir o passo a passo:

  1. Prepare uma panela ou outro recipiente grande o suficiente;
  2. Despeje água morna nesse recipiente, depois adicione o suco de meio limão ou um limão, dependendo do tamanhos da superfície a ser polida;
  3. Acrescente uma tampinha de de álcool 70%;
  4. Misture bem e espalhe-a por toda a superfície com a ajuda de um pano embebido nessa mistura;
  5. Esfregue as partes mais afetadas;
  6. Deixe agir por alguns minutos e retire o excesso de líquido com um pano seco.

Para mais dicas, sugerimos a leitura do post que explica como lustrar mármore.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como polir o mármore, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.