Como polir um solo de concreto

Como polir um solo de concreto
Imagem: interiorismos.com

Muitos pisos contam com solos onde o cimento liso ou concreto é o protagonista. O parquet ou a tarimba flutuante são materiais mais delicados e precisam tanto de produtos especializados na hora de limpá-los como de um cuidado especial, de forma que o concreto é uma opção muito boa para todos aqueles que procuram um material resistente e que não precise de um cuidado constante. Embora seja verdade, é bom poli-lo de vez em quando para que tenha sempre uma estética perfeita. Por isso, neste artigo de umComo, aprenderemos como polir um solo de concreto.

Passos a seguir:
1

Para termos uma ideia clara a respeito de como é polir um solo de concreto, podemos compará-lo com lixar um móvel de madeira, devem ser tirar as imperfeições que surgiram com o uso e o passar do tempo.

2

O primeiro de tudo é fazê-lo com o equipamento adequado, que pode ser encontrado em qualquer loja de bricolagem. Podemos ir naquela que consideremos de melhor qualidade e receberemos as máquinas adequadas, além dos conselhos sobre a sua utilização e, inclusive, sobre como polir um solo de concreto adequadamente.

3

Uma vez que tenhamos as ferramentas adequadas, devemos saber que há dois métodos para polir solos de concreto alisado: seco ou molhado.

4

Com o solo de concreto molhado, a água cumpre a função de arrefecer os pequenos pedaços de diamantes e desfazer-se do pó. A água atua como lubrificante, além de ser um método que beneficia as ferramentas, diminuindo o calor das altas temperaturas que devem suportar durante seu uso. O principal inconveniente de molhar o solo de concreto alisado é a sujeira gerada.

5

Agora vamos ver a diferença de como polir um solo de concreto a seco. Neste caso, a máquina em si contém o pó, permitindo que o solo não fique tão sujo após poli-lo. Entretanto, como dissemos antes, as ferramentas sofrem mais desgaste.

6

Em muitos casos, as pessoas que fazem o polimento do solo de concreto alisado primeiro o fazem a seco e depois molhado, desta maneira aperfeiçoamos o resultado final.

7

As máquinas que utilizaremos terão diferentes espessuras de discos, sendo as de maior espessura as que utilizaremos no primeiro polimento, uma vez que se encarregam de tirar manchas menores e preparam o piso para o polimento do solo de concreto definitivo.

8

Uma vez que tenhamos passado a máquina com os discos grossos, procederemos a mudá-lo por outra de discos mais finos até atingir o brilho desejado no solo de concreto. Após esse procedimento, polimento terá finalizado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como polir um solo de concreto, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.