Partilhar

Como posso extrair as sementes das plantas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como posso extrair as sementes das plantas

Neste artigo ensinamos dois métodos para extrair as sementes. Como você deve saber, nem todas as plantas são iguais e há algumas que têm as sementes no exterior e outras que têm as sementes no interior de seu fruto como, por exemplo, o tomate. A verdade é que os dois métodos são muito fáceis, mas o método úmido é um pouco mais longo e complexo. Se quiser saber mais, veja o seguinte artigo de umComo sobre como posso extrair as sementes das plantas.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como plantar a partir de sementes

Método sementes secas

Este método não serve para todas as sementes. É específico para aquelas sementes que secam na planta como por exemplo, o caso da alface. Neste tipo de planta é importante que a colheita seja feita em dias de sol, quando as sementes estão secas. Ou seja, o que você tem de fazer no início é colher as plantas, depois debulhar e finalmente limpar. Pode ser que onde você viva, o clima não seja muito seco e/ou ensolarado, ou que tenha problemas com diferentes animais que comem as sementes, neste caso é possível proteger a colheita com um plástico.

Método sementes úmidas

Este método é para aquelas sementes que estão dentro da fruta como, por exemplo, o tomate, pepino... Neste caso, é necessário retirar a semente da fruta com cuidado, depois lavá-la, removendo toda a parte úmida. Para lavá-las podemos colocá-las em papel de cozinha absorvente. Deixe-as aproximadamente uma semana e finalmente ponha-as para secar. Este processo deve ser feito quando o fruto já estiver maduro. É importante que esteja nesta fase.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como posso extrair as sementes das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como posso extrair as sementes das plantas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Julio Mutu Hanaoka
Desculpe mas não era bem essa minha dúvida. O que estou procurando são sementes de tomates e de outras variedades que possam serem incluidas para cultivo de horta orgânica. Procuro sementes variados de tomates, mas são todas transgênicas. Sementes 100 % naturais sem modificação genética. Os senhores podem me informar onde encontrar? Plantei as sementes de tomates que adquiri em supermercados, mas seus tomates são intragáveis, parecem de plastico e não apodrecem ! Ficarei muitíssimo grato se me derem dicas de onde conseguir sementes 100% naturais. Muitos estão usando sementes transgênicos sem saberem a origem dessas sementes. Em algumas matérias pesquisadas no google, cientistas afirmam que produtos de sementes transgênicos podem, sim, a longo prazo, trazer consequencias gravíssimas a em nosso organismo. Estou cansado de produzir tomates e jogar tudo fora ao descobrir que são transgênicos. Não quero produzir nada que não possa consumir. É gastar com adubos orgânicos mas não servem para serem consumidas. Obrigado
Julio Hanaoka
As sementes de tomates, se naturais, podem ser retiradas do tomate maduro e lavá-las para que se solte aquela parte gelatinosa que envove as sementes. Poderão ser plantadas em seguida ou secá-las para serem usadas depois. Mas fico em dúvida se os tomates transgênicos foneçam sementes que possam se replantadas. Tentei usar sementes de tomates genéticamente modificadas e não obtive sucesso. Dizem mesmo que as sementes de tomates transgêncos são descartáveis. Se quiser plantar mais tomates, terá de adquirir novas sementes.

Como posso extrair as sementes das plantas
Como posso extrair as sementes das plantas

Voltar ao topo da página