Como posso extrair as sementes das plantas

Como posso extrair as sementes das plantas

Neste artigo ensinamos dois métodos para extrair as sementes. Como você deve saber, nem todas as plantas são iguais e há algumas que têm as sementes no exterior e outras que têm as sementes no interior de seu fruto como, por exemplo, o tomate. A verdade é que os dois métodos são muito fáceis, mas o método úmido é um pouco mais longo e complexo. Se quiser saber mais, veja o seguinte artigo de umComo sobre como posso extrair as sementes das plantas.

Vai precisar de:
  • Papel absorvente

Método sementes secas

Este método não serve para todas as sementes. É específico para aquelas sementes que secam na planta como por exemplo, o caso da alface. Neste tipo de planta é importante que a colheita seja feita em dias de sol, quando as sementes estão secas. Ou seja, o que você tem de fazer no início é colher as plantas, depois debulhar e finalmente limpar. Pode ser que onde você viva, o clima não seja muito seco e/ou ensolarado, ou que tenha problemas com diferentes animais que comem as sementes, neste caso é possível proteger a colheita com um plástico.

Método sementes úmidas

Este método é para aquelas sementes que estão dentro da fruta como, por exemplo, o tomate, pepino... Neste caso, é necessário retirar a semente da fruta com cuidado, depois lavá-la, removendo toda a parte úmida. Para lavá-las podemos colocá-las em papel de cozinha absorvente. Deixe-as aproximadamente uma semana e finalmente ponha-as para secar. Este processo deve ser feito quando o fruto já estiver maduro. É importante que esteja nesta fase.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como posso extrair as sementes das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.