Como preparar mudas

Como preparar mudas
Imagem: novaflor.com.br

Na hora de fazer a sua horta é importante saber não só como plantar mudas mas também como prepará-las. Você pode sempre optar por comprar as suas mudas mas também pode faze-las por si mesmo e neste artigo, umComo te mostra como preparar mudas.

Este artigo também servira de apoio para os muitos outros artigos que temos sobre como plantar diversas plantas, basta explorar um pouco o nosso site para conferir. Neste caso, resta a você a decisão de qual forma pretende plantar. Confira!

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, vamos subdividir as plantas naquelas que aguentam o transplante e naquelas que sofrem com ele, e por isso, o método deve ser evitado neste caso.

Plantas como o alface, couve, repolho e tomates, entre as hortaliças, aguentam serem transplantadas e por isso podemos preparar mudas destas sem nos preocupar muito com os pormenores; mas também existem aquelas que não aguentam, como as cenouras.

2

No geral, quase todas as plantas podem ser plantadas no local definitivo, mas nem sempre isso é bom. O plantio num local provisório nos proporciona maior controle sobre a nossa horta. Numa sementeira, podemos ver quais plantas se desenvolvem melhor e assim não perder espaço na horta com aquelas que acabam não vingando.

Desta forma, se você não possui uma sementeira, saiba como construir uma em: Como fazer uma sementeira. (se falta-lhe tempo, você também pode comprar uma). Lembre-se de deixar a sua sementeira num local onde não haja incidência de sol forte durante muito tempo. O local também deve ser protegido da chuva.

3

É claro, a sementeira só vai servir para aquelas plantas que aguentam ser transplantadas, como as que já citamos.

Para aquelas que não podem, entre a cenoura, nabo e rabanete, plante-as no local definitivo. Frutos como o chuchu devem ser plantados de forma que a sua semente/fruto fique para fora da terra para evitar apodrecimentos, até que ele comece a brotar. Já o alho e a cebola podem ser plantados a partir da semente, diretamente na terra, estes também não aguentam o transplante.

Imagem: vestidadenoiva.com
4

Não nos limitemos quando o assunto é plantio, existem diversas plantas assim como diversas formas de se plantá-las, sendo que algumas adequam-se mais às outras. Você também pode optar por preparar mudas utilizando a estaquia, alporquia ou mergulhia. Métodos como a alporquia e mergulhia resultam muito bem para plantas frutíferas; já na estaquia, temos uma grande gama de plantas que podem ser multiplicadas utilizando este método.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar mudas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.