Partilhar

Como preparar uma caixa de ferramentas básica

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017

Quando se trata de fazer um pequeno arranjo em casa ou planejar uma modificação ou remodelação pequena, ter um caixa de ferramentas é fundamental. No entanto se não somos conhecedores do tema, pode ser útil saber como preparar uma caixa de ferramentas básica para sair de qualquer dificuldade sem o menor problema. Em umComo.com.br indicamos-lhe o indispensável que para preparar uma caixa de ferramentas.

Também lhe pode interessar: Como escolher uma lixadeira
Passos a seguir:
1

O martelo é uma ferramenta fundamental que deve existir em todas as casas. O melhor é o de orelhas, que nos permite pregar mas também remover os pregos. Escolha um com um bom peso, pois os mais pequenos talvez não sejam o suficiente para determinados trabalhos.

Como preparar uma caixa de ferramentas básica - Passo 1
Imagem: www.milideas.net
2

Pregos e parafusos, essenciais para qualquer trabalho, desde pendurar um quadro até reparar uma fechadura. Precisamos sempre deles, por isso convém ter alguma variedade de tamanhos e grossuras.

Os pregos comuns servem para todos os trabalhos simples, enquanto os parafusos com apenas uma ranhura e os de cabeça em estrela conseguem resolver-lhe grandes problemas. Para arranjos mais pontuais é possível que tenha de adquirir um modelo específico.

3

As chaves de fenda são uma parte importante de qualquer caixa de ferramentas básica. No mínimo deve ter duas e um de estrela, embora seja muito recomendável ter um jogo completo que também inclua outras pontas como a quadrada. O melhor é ter dois tamanhos de cada uma, as mais compridas permitem trabalhar em superfícies maiores, enquanto as pequenas são ideais para espaços reduzidos.

Imagem: www.templtd.az
4

O berbequim ou furadora é uma ferramenta que muitas pessoas não adquirem para a sua caixa de ferramentas básica, no entanto é muito recomendado, pois ajuda a perfurar de forma rápida e ao mesmo tempo é o seu melhor aliado quando tem que aparafusar grandes superfícies ou montar móveis.

5

Alicates, são os melhores para segurar, girar ou ajudarem a desprender determinados objetos. O ideal é ter pelo menos dois, um universal e outro plano.

6

A chave inglesa é uma ferramenta muito popular, indispensável quando se trata de preparar uma caixa de ferramentas básica. Usa-se para afrouxar ou apertar parafuso e porcas, sendo muito útil para pequenas reparações ou grandes remodelações.

Imagem: www.calemur.es
7

A fita métrica e um bom jogo de luvas para fazer obras, também são fundamentais no momento de fazer uma pequena mudança ou ajuste em casa, e são sempre muito úteis. Além disso pode também acrescentar um nível, que o ajudará a se certificar que os quadros, os varões dos cortinados, as prateleiras e tudo aquilo que seja preciso pendurar na parede esteja reto e bem equilibrado.

8

Se pretende preparar uma caixa de ferramentas básica para fazer face a qualquer avaria simples ou fazer pequenas remodelações no seu lar, esta lista será muito útil. No entanto se pretende fazer outro tipo de trabalhos mais relacionados com carpintaria, canalização, etc, deverá acrescentar outros utensílios à sua caixa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar uma caixa de ferramentas básica, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como preparar uma caixa de ferramentas básica

Imagem: www.milideas.net
Imagem: www.templtd.az
Imagem: www.calemur.es
1 de 5

Voltar ao topo da página