Como projetar um jardim

Como projetar um jardim

Quer ter um jardim em sua casa? Pois vamos dar alguns conselhos para esta bela, criativa e cara tarefa. A primeira coisa em que deve pensar é o uso que pretende dar ao jardim: se será para reuniões, se deseja plantar algum pé de fruta ou ervas, se será um espaço para brincar com seus filhos ou com seus animais e inclusive para fazer esporte. Segundo sua função e distribuição, o design final do jardim será diferente. Em umComo.com.br mostramos a você como projetar um jardim.

Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer é limitar um orçamento para o seu jardim. Costuma ser uma parte da casa subvalorizada e costuma-se dedicar dinheiro a ela depois de terminar todo o interior da casa, com poucos recursos restantes para investir nela. Se gosta de estar ao ar livre e de ter um espaço para relaxar, pense em seu jardim como um investimento para ter maior qualidade de vida. O mais recomendável é investir em um solo da melhor qualidade. Com uma boa terra, as plantas atingirão seu potencial máximo, crescendo saudáveis e bonitas. A seguir, deverá investir nas árvores e plantas, e seu tipo e qualidade dependerão do tipo de jardim que deseja.

2

Outro aspecto importante é o design do jardim. Deve procurar o equilíbrio e que seja um meio agradável. Não exagere na simetria e na harmonia porque pode ficar muito chato. Também não abuse dos contrastes, porque pode dar uma sensação de muito estresse e esgotamento visual. No final tudo depende do seu gosto pessoal, mas o ideal é criar um certo ritmo visual. Para isso, o melhor é repetir três vezes um elemento, que pode ser a cor, a textura ou a forma. Para criar um jardim rico em variedade existem duas formas muito simples de consegui-lo. Pode ser dando dinamismo e movimento com formas diagonais ou curvas, e por outro lado, brincando com a cor, as folhas, o tamanho e a textura dos materiais.

3

Um aspecto bastante importante é a escolha das plantas; para isso é recomendável visitar estufas ou jardins, ou simplesmente se informar através de publicações especializadas. Você deve saber, dentro do grupo das plantas que gosta, quais opções existem e como serão depois que crescerem. Pensando em como serão as plantas com sua forma definitiva, poderá projetar uma ideia mais clara para desenhar seu jardim. Saberá o espaço ocupado pela planta, a sombra que criará, se terá sol, se invadirá outras áreas, etc. São aspectos que devem ser considerados a priori, evitando custos desnecessários. Informe-se bem das necessidades concretas de manutenção das plantas, porque segundo a sua manutenção terá um meio florido o ano todo e seu design será duradouro. Outro aspecto que deve considerar é se deseja que seu jardim mude com as estações ou seja verde o ano todo. Neste último caso, o melhor é escolher árvores ou plantas de pouca ou escassa floração, mas se deseja ver a mudança das estações, uma boa opção é escolher plantas que floresçam sem folhas.

Convidamos você a consultar o artigo Dicas para cultivar plantas em um jardim.

4

No projeto do seu jardim você deve considerar as cores. Para escolher a melhor cor, pense nos tons que existem em seu terreno, as paredes da sua casa, os tetos, etc. Pode dar a cor que deseja graças às flores ou folhagem. Se o que procura é um design que crie uma sensação de unidade, o melhor é usar faixas de uma mesma cor para criar um jardim monocromático. Isto não quer dizer que tudo deve ser igual, e sim que é preciso valorizar a escala cromática. Por exemplo, ficaria muito bem combinar amarelo com laranja ou amarelo com vermelho. Se deseja criar contraste, brinque com tons complementares ou inclusive opostos. Uma boa opção é combinar azul e laranja ou também verde e vermelho. As opções são muitas e diversas.

5

Além de todos estes elementos, deverá reparar na escolha de móveis e elementos decorativos se deseja criar um jardim mais acolhedor onde possa possar bons momentos desfrutando da natureza com amigos e familiares. São muitas as opções, e nos seguintes artigos você pode ver algumas ideias que podem servir de inspiração:

  • Como decorar um jardim com material reciclado
  • Como decorar um jardim segundo o Feng Shui
  • Como decorar o jardim para o verão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como projetar um jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.