Partilhar

Como prolongar a vida da máquina de lavar roupa

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

A máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico fundamental em qualquer casa. Sua utilidade e regularidade na hora do tempo convertem-na em fundamental para melhorar a nossa qualidade de vida, por isso é conveniente cuidar dela ao máximo. No entanto, nem sempre somos conscientes da vulnerabilidade deste aparelho e não o tratamos da forma correta. Por isso, em umComo.com.br vamos explicar para você como prolongar a vida da máquina de lavar roupa, de modo a que possa utilizá-la durante bem mais tempo sem a necessidade de se preocupar com a sua troca.

Também lhe pode interessar: Como tirar mofo da máquina de lavar roupa

Não a encher demasiado

Para prolongar a vida da máquina de lavar, deve começar por não a carregar com excesso de roupa, de modo que o eletrodoméstico possa funcionar corretamente, girando a roupa para ambos os lados. É importante, neste sentido, que deixe um espaço vazio no tambor, de aproximadamente dez centímetros, de modo que a roupa possa ser mexida com facilidade e à velocidade que o eletrodoméstico precisa para não se estragar.

Não misture a roupa

Não junte na mesma máquina de lavar a roupa branca e a roupa de cor. Isto porque a roupa de cor, ainda que não desbote, afeta a água de lavagem, que se torna escura pelas partículas que contém, funcionando negativamente no sistema de enxágue do eletrodoméstico.

Do mesmo modo, se vai lavar roupa branca ou delicada, tente não depositar na máquina de lavar nenhum tipo de material que possa danificar a sua estrutura. A água sanitária, neste sentido, está proibida, já que os materiais se desgastarão em maior velocidade e a roupa também ficará danificada. Assim, recomendamos que para esses casos realize lavagens à mão. Obtenha mais detalhes no artigo Como classificar a roupa para lavar.

Uso correto do detergente

É importante optar por utilizar um bom sabão para prolongar a vida da sua máquina de lavar roupa, no entanto, tente utilizar na quantidade indicada, se possível ao máximo do que recomenda o fabricante da máquina de lavar. Assim, não se preocupe pela qualidade da lavagem, pois sua roupa ficará com uma aparência de qualidade, sem excessos de produtos químicos. Aplique os mesmos passos no que diz respeito ao uso do amaciante.

Lavagens esporádicas

Se esse é o seu caso, e não faz um uso diário da máquina de lavar, porque viaja muito ou não se encontra em casa quase nunca e utiliza outros sistemas de lavagem, é importante que quando esta termine de funcionar passe um pano limpo e umedecido, o modelo que normalmente utilizamos na cozinha, para tirar qualquer resto de sabão que fique no seu interior. Desta forma, você se certifica que quando esteja inativa se mantenha corretamente. No artigo Como limpar a máquina de lavar pode ver como conseguir que esteja sempre impecável.

Cuide do depósito do sabão

Do mesmo modo, é conveniente que a cada certo tempo extraia o depósito do sabão e o limpe bem, de maneira a que nele não hajam partículas de produtos químicos que possam danificar o aparelho eletrodoméstico com o passar do tempo.

Porta aberta

Por último, recomendamos que deixe periodicamente a porta da máquina de lavar roupa aberta durante pelo menos doze horas. Deste modo, confirmará que seu interior está totalmente seco e não seja danificado pela água que fica no interior.

E se a sua máquina de lavar roupa cheira mal, não hesite em consultar o nosso artigo com dicas para eliminar o mau cheiro da máquina de lavar roupa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prolongar a vida da máquina de lavar roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como prolongar a vida da máquina de lavar roupa

Voltar ao topo da página