Como proteger as plantas do sol

Como proteger as plantas do sol

As temperaturas extremas fazem com que as plantas sofram, e o sol consiga secá-las e maltratá-las de forma intensa. Nos meses de verão ou de calor mais intenso devemos aumentar as precauções e atenções, para que as nossas plantas sobrevivam e se mantenham saudáveis. Em umComo.com.br, oferecemos algumas dicas sobre como proteger as plantas do sol.

Passos a seguir:
1

É importante que, na medida do possível, as plantas não sejam expostas diretamente ao sol, principalmente nos casos em que estejam plantadas em vasos e não diretamente na terra, pois recebem menos umidade e secam mais rapidamente.

2

Em épocas de calor, tente colocar as suas plantas em espaços com sombra, de forma que recebam o sol nas primeiras ou últimas horas do dia, evitando os momentos mais quentes. Caso seja possível, posicione-as sob um telhado ou toldo que ajude a mantê-las frescas e protegidas.

3

Se não for possível evitar o sol intenso sobre as plantas, o mais recomendável é colocar ao redor dos vasos tecido de urze, um material de madeira que ajudará a planta a se manter bem mais fresca, resistindo melhor ao sol e a altas temperaturas.

Lembre-se de que deverá regá-las com maior frequência, sempre ao final do dia ou durante as primeiras horas da manhã, para que possam absorver muito melhor o líquido.

4

Outra opção para conseguir que as plantas fiquem na sombra, é comprar vasos de tamanho maior e colocar dentro deles a planta com o seu vaso. Assim, o recipiente maior ajudará a manter a planta bem mais fresca e protegida do calor.

5

Nas lojas de jardinagem e plantas, adquira materiais para colocar na terra da planta que sirvam para reter a umidade e protegê-las do calor e das altas temperaturas. Desta forma, a terra permanecerá úmida por mais tempo, fazendo com que a raiz se mantenha em bom estado.

Os restos de folhas são uma excelente e econômica opção que pode ser utilizada nestes casos.

6

Uma forma de ajudar as suas plantas a suportarem o sol e o calor é colocando-as bem perto umas das outras. Assim, posicionadas juntas, conseguirão manter a umidade e suportar o verão de melhor forma.

7

Lembre-se de regá-las com mais frequência e dar às suas plantas toda a atenção que merecem para que consigam suportar o calor de melhor forma.

Leitura complementar: Como cuidar de uma Dracena

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger as plantas do sol, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.