Como proteger os móveis dos cupins

Como proteger os móveis dos cupins

Em quase todos os lares contamos com algum componente fabricado em madeira, pois se trata de um material funcional e estético. No entanto, seus móveis de madeira estão expostos a diversos danos, tanto por seu uso como por sua exposição ao meio ambiente. Um destes riscos são os danos dos cupins, cujos efeitos podem fazer com que o móvel fique inutilizado. Em umComo.com.br mostramos a você as dicas sobre como proteger os móveis dos cupins para que possa mantê-los perfeitos durante anos.

Perigo dos cupins

Trata-se de uma das pragas que piores danos causa na madeira. Deve estar atento a seus efeitos, pois ao contrário da traça, não deixa buracos com os quais se possa detectar sua presença. Para isso, siga seus rastros de serragem, já que o cupim ataca a madeira seca fazendo minúsculos buracos em seu interior, expulsando para a superfície seus excrementos.

Truques para detectar sua presença

Determinar se seus móveis de madeira estão afetados pelos cupins, é fácil. Bastará bater suavemente na estrutura de madeira da qual suspeite; se como consequência do impacto o móvel, moldura ou peça de madeira se quebrar e vê que existe um oco, muito provavelmente terá cupins.

Tratamentos

Na atualidade existem diferentes tipos de tratamentos para acabar com os cupins. Para selecionar o que mais convém a você, deve determinar o nível de dano que eles causaram em sua casa.

No caso de que o efeito seja pequeno, bastará injetar líquido contra cupim -à venda em estabelecimentos especializados- nas cavidades do objeto afetado. Para fechá-los, será melhor usar um betume forte, de forma a penetrar a zona danificada com eficácia.

Se o caso é mais extremo e os cupins se espalharam por todo o móvel, é necessário verter o mesmo líquido por toda a zona afetada e, a seguir, envolvê-la com um plástico. Esta solução deve se prolongar durante vários dias, de modo que o objeto se secará e poderá pintar ou envernizá-lo de novo.

Conselhos

Envernizar aqueles móveis afetados pelos cupins é uma forma muito útil de protegê-los de futuros ataques. Assim, é importante cuidar de seus móveis e restaurá-los assim que tomar consciência dos primeiros traços de deterioração. Um controle periódico dos mesmos ajudará você nesse sentido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger os móveis dos cupins, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.