Benefícios da reciclagem

Como reaproveitar embalagens de comida

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como reaproveitar embalagens de comida
Imagem: ecodhome.com.br

O reaproveitamento de embalagens tem uma série de vantagens, como economia para a casa, dar um toque a mais na decoração e evitar que cheguem ao meio ambiente. Para dar algumas dicas de utilidade, o umComo.com.br vai mostrar como reaproveitar embalagens de comida.

Também lhe pode interessar: Como separar o lixo correctamente

Passos a seguir:

1

Ao tornar uma embalagem vazia de comida em um novo recipiente para usar em sua casa você economia ao ser desnecessidade comprar um novo produto. Porém, essa é apenas uma das vantagens de como reaproveitar embalagens de comida.

2

A prática do reaproveitamento reduz o lixo seco que a sua casa produz, evitando que ele seja descartado no meio ambiente de forma inadequada. Também é um ótimo passatempo para se dedicar, transformando embalagens em novos recipientes.

3

As latas de óleo e chá podem se transformar em vasos de flores. Elas costumam ser embalagens bonitas, por isso, nem precisa decorá-las com outro material. Porém, o melhor é quando você coloca dentro delas uma flor por um período de tempo curto.

4

Não use latas para plantar, já que o seu material não é o mais adequado para esse fim. Outra dica é usar essas latas para colocar flores de plástico ou secas.

5

Já as latas de leite em pó e as usadas para outros alimentos, como milho, ervilhas, etc, podem ser forradas e virarem porta-canetas ou porta pincéis. O artesanato é a melhor forma de reaproveitá-las.

Como reaproveitar embalagens de comida - Passo 5
Imagem: chasingfireflies.typepad.com
6

As latas não devem armazenar alimentos, nem mesmo logo depois de abertas, pois são feitas de alumínio. Esse material pode se desprender da embalagem, estragar os alimentos e intoxicar quem ingeri-los.

7

Potes de margarina, requeijão e sorvete também são úteis. Você pode decorá-los com tecido e fazer um porta-trecos para guardar miudezas. No entanto, não servem para guardar alimentos já que essas embalagens costumam ser feitas com plástico de baixa qualidade.

8

As caixas do tipo tetra pak, como as de milho, molho de tomate e outras são fáceis de receber muitas serventias, pois são fáceis de recortar. Assim, podem se tornar porta-talheres, carteira, niqueleira, porta-copos, porta-controle remoto e até mesmo bolsas.

Como reaproveitar embalagens de comida - Passo 8
Imagem: comofas.com
9

No caso das caixinhas tetra pak o mesmo conselho dado sobre as embalagens anteriores está valendo. Esse material pode conter bactérias, mesmo que seja bem lavado e, por isso, não se pode armazenar alimentos.

10

Os potes de vidro são as embalagens que mais encontram utilidade na cozinha, pois são perfeitos para guardar alimentos. O vidro não reage quimicamente com outras substâncias, assim, é um recipiente seguro.

11

Quando você não usa todo o conteúdo de uma caixa tetra pak ou de uma lata é importante ter o pote de vidro para que possa armazenar o alimento. Outra dica é guardar nos potes os grãos, como arroz, feijão, lentilha, ervilha seca, soja, trigo, grão de bico e sementes como chia, linhaça e outras.

12

Você pode retirar o rótulo dos potes de vidro e amarrar uma fita na borda com um tecido na tampa para decorá-lo. Eles podem ficar em estantes para agregar beleza à decoração. Também é possível transformar esses potes em luminárias criativas.

13

Outra forma de reaproveitar embalagens de comida de vidro é transformando-as em vasos para flores artificiais ou aqueles com uma vida curta. Plantar não serve, pois o vaso deve ter furos embaixo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reaproveitar embalagens de comida, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ecodhome.com.br
Imagem: chasingfireflies.typepad.com
Imagem: comofas.com
1 de 3
Como reaproveitar embalagens de comida