Como reciclar as pilhas usadas

Como reciclar as pilhas usadas
Imagem: amarilloverdeyazul.com

As pilhas e baterias dos nossos aparelhos elétricos e eletrônicos são um elemento constante no nosso dia a dia, que estamos habituados a usar mas nem sempre sabemos como eliminar quando sua vida útil termina. E tudo isso apesar de gerarem resíduos altamente contaminantes. Por isso, em umComo.com.br explicamos-lhe sobre como reciclar as pilhas usadas.

Passos a seguir:
1

Você sabia que uma só pilha de mercúrio pode chegar a contaminar 600.000 litros de água e uma pilha alcalina 170.000 aproximadamente? As baterias que usamos normalmente para alimentar nossos aparelhos eletrônicos contêm elementos químicos altamente contaminantes para o meio ambiente, inclusive em pequenas quantidades, como o mercúrio, o zinco, o crômio ou o arsênio, entre outros.

Existem muitos tipos de pilhas, algumas mais contaminantes do que outras, mas todas elas nocivas para o meio ambiente se não forem recicladas adequadamente. Não se deixe levar pelas aparências, porque as menores, como as pilhas de botão, são normalmente as mais contaminantes.

2

O tempo de biodegradação de uma pilha normal pode superar os mil anos, por isso é necessário uma reciclagem adequada para não contaminar o meio ambiente. Quando gastar uma pilha não jogue no lixo, pois em pouco tempo o revestimento da mesma acaba se destruindo e os metais pesados do interior chegam ao meio ambiente.

Pior ainda, se os materiais forem queimados nos lixões, os compostos tóxicos acabam liberados na atmosfera. Por outro lado, se os metais pesados acabam entrando na cadeia alimentar, podem chegar a se acumular em grandes quantidades nos nossos alimentos, chegando a ser potencialmente tóxicos.

3

A reciclagem é feita em locais específicos de reciclagem de pilhas, onde o mercúrio se separa do resto de metais e materiais para ser reutilizado. As pilhas normais são trituradas em diferentes fases e esfriadas com nitrogênio, e esse pó resultante é recuperado como matéria prima diversa, em forma de metais ferrosos, carvão, zinco, etc.

Por sua vez, as pilhas de botão são submetidas a um tratamento diferente para extrair o mercúrio, sendo submetidas a um processo de destilação para tal fim.

4

Se não sabe onde pode encontrar um ponto de coleta de pilhas em sua localidade, você pode consultar o site do Santander, que possui o programa de gestão ambiental Papa-Pilhas. Cada vez são mais os edifícios públicos e estabelecimentos comerciais, incluindo supermercados conhecidos no país inteiro, onde podem ser encontrados contêineres para pilhas usadas; também em muitas metrópoles existem "pontos limpos" onde pilhas e outros materiais contaminantes podem ser levados.

Por isso, localize o ponto de coleta mais perto de sua casa. Guarde em um pote ou caixa na sua casa as pilhas usadas, e leve-as de vez em quando ao contêiner de reciclagem, e principalmente, não jogue nunca no lixo ou na privada de forma alguma!

5

Um conselho para evitar contaminar tanto é evitar o uso de pilhas quando não for estritamente necessário, e se usar, é melhor usar pilhas recarregáveis que têm uma vida útil maior e portanto geram menos resíduos. Além disso você economizará dinheiro, por não ter que estar comprando pilhas novas constantemente.

6

Uma opção se você não puder reciclar é armazenar as pilhas e reutilizá-las como recheio e armação em estruturas de concreto. O concreto atua como isolante e evita que os componentes tóxicos das pilhas se espalhem, mas de qualquer forma a opção mais recomendável é sempre a reciclagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reciclar as pilhas usadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.