Como recuperar roupa desbotada

Como recuperar roupa desbotada

A lavagem diária das peças de roupa, bem como as particularidades de cada tecido, podem favorecer alguns acidentes – quem nunca passou pela situação desagradável de ter de lidar com roupas que encolheram, desbotaram ou mancharam por serem lavadas junto com outras? Por mais que você seja uma pessoa atenciosa, que cuida das suas roupas com carinho, é muito comum que essas manchas, incômodas e difíceis de tirar, acabem surgindo. Mas saiba que o uso de produtos específicos, combinados a alguns truques caseiros, podem te ajudar a resolver o problema. Tenha em mente, sempre, que nem todas as peças de roupa devem ser tratadas da mesma forma, já que cores e tecidos influenciam bastante.

Se você quer saber como tirar mancha de roupas que desbotaram, sejam elas brancas ou coloridas, conhecer os procedimentos que você deve fazer para conseguir isso com êxito, além de truques caseiros realmente úteis, continue lendo este artigo de umCOMO.

Roupa colorida desbotada, como recuperar?

Evitar que as roupas fiquem manchadas é uma das preocupações mais comuns na hora de lavá-las, principalmente quando falamos de peças caras ou com grande valor afetivo. Conseguindo isso ou não, fato é que o desbotamento de algumas peças é quase impossível de se prevenir em determinadas situações. Para que você entenda mais sobre como recuperar roupas coloridas que foram manchadas por outras peças ou desbotaram, é importante que conheça as duas principais formas de fazê-lo: lavando à mão ou na máquina de lavar roupas.

Lavagem à mão

Antes de começar o processo, compre um dos produtos para tirar manchas de desbotamento em roupas coloridas, daqueles que você encontra no mercado. Certifique-se de que o produto seja específico para roupas coloridas, do contrário, a cor das suas roupas pode se alterar. Com o produto em mãos, siga os passos:

  1. Abra um dos envelopes do produto e dissolva-o em um recipiente grande com água (5 ou 6 litros). Use luvas de borracha para fazer a mistura e aqueça a água até a temperatura máxima indicada na etiqueta da peça de roupa em questão.
  2. Mergulhe completamente a roupa no recipiente, mexendo de tempos em tempos usando luvas, uma vara, colher de pau ou utensílio semelhante. A duração deste processo vai depender das recomendações encontradas na etiqueta da própria peça, ou seja, variam conforme a composição do tecido e a temperatura da água necessária.
  3. Depois de remover o desbotamento, lave a roupa com água.
  4. Lave a roupa novamente, para remover os restos do produto que ficaram, e deixe secar.

Máquina de lavar roupas

Se você quer saber ainda mais sobre como tirar mancha de tinta de outra roupa ou consertar roupas coloridas que ficaram desbotadas, mas prefere usar a máquina de lavar roupas antes de lavar as peças à mão, terá que comprar um produto específico para remover o desbotamento de roupas coloridas, além de cumprir todos os passos a seguir:

  1. Coloque as peças na máquina de lavar, sem carregá-la demais, e tente lavá-las normalmente antes, pois a lavagem específica para tirar manchas de desbotamento será mais eficaz caso não haja sujeira acumulada.
  2. Programe a máquina para um ciclo longo de lavagem, a uma temperatura mínima de 60 oC. Se na etiqueta da peça de roupa está indicado que ela não aguenta temperaturas tão altas, ajuste a máquina ao máximo que a peça aguenta. Nesse caso, porém, poderá ser necessário realizar mais lavagens capazes de eliminar as manchas da roupa por completo.
  3. Dissolva dois saquinhos do produto próprio em água quente e coloque-o na gaveta de detergente após os primeiros 10 minutos de lavagem.
  4. Despeje água na cuba para remover os resíduos do produto, e aguarde até que o programa de lavagem termine.
  5. Lave suas roupas com o sabão comum, pendure-as e espere que sequem para ver o resultado.

Como recuperar roupa branca desbotada

Os produtos anti-manchas costumam ser muito eficazes e úteis para remover manchas de roupas desbotadas ou de roupas brancas, pois você não corre o risco de alterar a cor delas. Assim, também é possível que você use alvejante para remover a parte manchada de uma peça branca, mas sempre tomando cuidado para não estragar a roupa ou deixá-la amarelada. Assim como ocorre com as peças coloridas, há duas maneiras diferentes de tirar manchas de desbotamento em roupas brancas: lavando à mão ou usando a máquina de lavar roupas.

Lavar à mão

  1. Encha um recipiente com água quente, na temperatura máxima indicada pela etiqueta da roupa.
  2. Dissolva um envelope de removedor de manchas na água.
  3. Mergulhe a roupa na água por no máximo uma hora, mexendo a peça a cada 5 ou 10 minutos.
  4. Lave a roupa com água antes de fazer a outra lavagem convencional, com sabão em pó.
  5. Coloque a roupa para secar no sol.

Máquina de lavar roupas

  1. Coloque as roupas na máquina de lavar, tentando preencher metade de sua capacidade para que as roupas tenham espaço lá dentro.
  2. Despeje 4 envelopes do removedor de manchas no tambor da máquina de lavar.
  3. Programe um ciclo longo de lavagem, a temperatura mínima de 60ºC. Se ela for mais alta, o produto irá agir de maneira mais eficaz, mas sempre leia a etiqueta das roupas para ver quais temperaturas máximas de lavagem são permitidas.
  4. Lave novamente as peças, mas usando o sabão em pó que você estiver acostumado/a.
  5. Espere que as peças sequem para comprovar que o desbotamento saiu.

Já se a sua dúvida é sobre como recuperar a cor de roupas desbotadas pelo sol, pelo cloro, pelo uso de alvejantes ou porque após a primeira lavagem a peça perdeu o tom, a melhor forma de conseguir isso é tingir a peça diretamente com a cor correspondente, ou dar um “banho de cor”. Na embalagem desses produtos específicos você poderá encontrar todas as instruções sobre como usá-los na máquina de lavar.

Dicas para remover manchas em roupas manchadas por causa de outras

Algumas peças de roupa podem acabar manchadas por serem tingidas graças ao contato com outras peças. É por isso que nós, do umCOMO, decidimos te dar algumas dicas para que você saiba como remover as manchas de roupas tingidas por outras:

  • Apostar em truques que envolvam o uso de água quente poderá encolher a peça de roupa, e é por isso que você deve ser especialmente cuidadoso (a) nesse sentido.
  • Algumas técnicas como usar água, sal e gelo evitam que as peças encolham e, ainda, ajudam a tirar o desbotamento.
  • Alguns truques caseiros como leite frio, batatas, folhas de louro com bicarbonato e o vinagre com sal são eficazes para remover esses tipos de manchas.

Dicas para remover o desbotamento das roupas

Ainda que para resolver problemas em peças delicadas de roupas a gente siga recomendando o uso de produtos específicos, para as menos sensíveis você sempre pode investir nos truques caseiros que vão te ajudar a tirar as manchas de desbotamento em roupas decorrentes de outras peças:

  • O leite frio é bem útil para recuperar a cor de uma peça que ficou manchada por entrar em contato com a cor de outra, pois ajuda a soltar essa tinta recente do tecido, enquanto a absorve. Para usar este truque caseiro, deixe a peça mergulhada em leite frio por cerca de 12 horas, e vá mexendo a cada 3 horas para tirar completamente a mancha. Por ser um ingrediente fraco, o leite pode também ser usado em peças delicadas.
  • Consertar roupas desbotadas usando folhas de louro e bicarbonato é possível graças à infusão da planta, além do poder de limpeza existente no bicarbonato. Como fazer isso, então? Anote: prepare uma infusão bem concentrada de folhas de louro, ou seja, que fique bem escura por ter bastante quantidade delas. Agora, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato à infusão, mexe bem e você obterá uma solução ideal para mergulhar as roupas nela durante várias horas. Depois disso, seque as peças e lave-as normalmente para que qualquer resquício de mancha ou resíduo saia. Aqui, te damos ainda mais dicas para que você aprenda como clarear as roupas com bicarbonato.
  • Remover desbotamento das roupas usando batatas com casca também é possível, graças à composição do ingrediente (contém vitaminas B e C, cálcio, potássio, cobre e enxofre), que promove às batatas propriedades limpantes. Além disso, as enzimas contidas nela, chamadas biocatalizadoras, aceleram o processo de remoção de manchas. Para conseguir isso, coloque a roupa desbotada para ferver em uma panela junto com as batatas com casca (que devem estar previamente lavadas). As manchas de desbotamento tendem a desaparecer à medida que a água vai fervendo junto com as batatas. Evite este método, porém, caso as roupas sejam sintéticas, já que elas não costumam aguentar temperaturas tão altas.
  • Consertar roupas desbotadas com vinagre: o vinagre, juntamente com o sal, ajudará a remover vestígios de corante de outras roupas, sejam elas brancas ou coloridas. O sal é absorvente e esfoliante, e o vinagre contém ácidos que ajudam a liberar os pigmentos mais novos ou mais frescos. Recomendamos encher uma bacia ou banheira com água em temperatura normal ou morna, dependendo do número de itens que você precisa consertar, e adicionar um quarto de copo de vinagre (no caso da bacia), ou um copo de vinagre cheio (se você usar a banheira), além de algumas colheres de sal. Depois de preparada a mistura, mergulhe as peças nela, certificando-se de que elas fiquem completamente molhadas, e deixe de molho por uma hora. Depois, enxágue e lave essas roupas normalmente, e você verá que as manchas desbotadas da outra peça de roupa desapareceram ou ficaram quase imperceptíveis, dependendo se estavam menos ou mais secas.

Agora que você já está muito bem informado sobre desbotamento de roupas, pode ser útil também conhecer estas dicas para que as roupas não desbotem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar roupa desbotada, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.