Colocar uma trava de segurança

Como reforçar a porta de casa

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como reforçar a porta de casa

Assaltaram a casa do vizinho do fundo da rua, talvez esteja na hora de reforçar a segurança. E uma das maneiras é reforçar a porta de casa, sendo que tem de ter atenção que pode não ser suficiente. A maior parte desse gênero de assaltos se dá no piso térreo, mas há aqueles que são mais criativos e até conseguem chegar no segundo andar. Aqui no umComo mostramos como reforçar a porta de casa para se sentir mais seguro no seu lar.

Também lhe pode interessar: Como abrir uma porta fechada sem chave

Índice

  1. A porta - constituição
  2. Outros constituintes
  3. Outras precauções

A porta - constituição

A primeira coisa que temos de fazer é verificar a estrutura e constituição da porta. Uma porta exterior nunca pode ser oca, seja ela a porta principal de entrada ou a dos fundos. Por isso o primeiro passo é saber qual o material. Se ela realmente for oca é melhor optar por trocar por uma porta feita dos seguintes materiais:

  • Madeira sólida (carvalho, cerejeira, mogno);
  • PRFV (polímero reforçado com fibra de vidro);
  • Reforço de metal interior;
  • Mudar para uma porta de aço.

Afinal de contas portas ocas são apenas folhas de madeira com um interior vazio, muito fáceis de arrombar com um pé-de-cabra. Além da porta reforçada/blindada convém também verificar e se possível trocar as janelas para que estas também tenham a mesma resistência a assaltos como as portas.

Como reforçar a porta de casa - A porta - constituição

Outros constituintes

Quanto às dobradiças preferencialmente troque por cavilhas de ancoragem. Utilize trancas na porta, esteticamente não é o melhor, mas quando se trata de segurança o bonito pouco importa. Talvez esteja na altura de colocar uma fechadura de segurança, isto se não quiser alterar a fechadura original, estas fechaduras têm um ferrolho que torna a porta mais resistente e difícil de dobrar. Juntamente com a substituição da porta ou mesmo o seu reforço, procure ao mesmo tempo reforçar o umbral e o chapa-testa da mesma, com madeira maciça e metal mais pesado e resistente. Estes dois elementos, principalmente o umbral acabam por ser determinantes, visto que se tornam os mais desprotegidos. Se tem portas com janelas pense em substituí-las, afinal de contas é fácil para o assaltante partir um dos vidros e abrir a porta assim. Considere igualmente a colocação de um olho mágico, que vai permitir ver quem está na entrada da casa. Nas janelas também pode colocar umas barras de metal para que seja quase impossível aceder à casa através delas.

Como reforçar a porta de casa - Outros constituintes

Outras precauções

Existem algumas precauções que pode ter relativamente ao comportamento que tem em casa, de forma a evitar problemas com ladrões, tornando mais difícil perceber se existe algum padrão que eles possam utilizar para assaltar a casa.

  • Evite guardar a chave suplente em lugares óbvios, como por exemplo debaixo do tapete ou no vaso de flores.
  • Se sair de casa tranque as portas exteriores e as janelas.
  • À noite antes de sair deixe um rádio ligado ou uma luz para que pareça que há alguém em casa.
  • Não deixe nada à vista que possa ser utilizado pelo ladrão (ex: escadote).
  • Se tiver persianas vá alterando se elas ficam abertas ou fechadas.
  • Se for de férias peça ao vizinho ou a um familiar que vá retirando o correio, que estacione em frente à sua casa, para parecer que há atividade.
  • Pode sempre colocar temporizadores na luz, preferencialmente semanais. Dando a sensação de que há gente em casa.
Como reforçar a porta de casa - Outras precauções

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reforçar a porta de casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como reforçar a porta de casa