Como remover o calcário dos vidros

Como remover o calcário dos vidros
Imagem: Decoratta

O calcário é bastante comum no ambiente do banheiro, podendo acumular-se no chuveiro, na banheira nos azulejos e também nos vidros. Para fazer uma limpeza mais profunda do banheiro e conseguir remover esses calcários do vidro você pode utilizar dois tipos de procedimentos. Para aprender como remover o calcário dos vidros confira as dicas abaixo.

Mas por que o calcário é produzido no banheiro?

Primeiramente vamos explicar o que é o calcário e como ele se forma. O calcário é resultado de água que possui altos níveis de magnésio. Também conhecido como água dura, é extremamente comum em locais que passam muito tempo em contato com a água. Pode ser extremamente difícil de ser retirado, e até mesmo grandes depósitos de água possuem acumulo de calcário. Para remove-los com facilidade é preciso repetir os procedimentos indicados abaixo e também, se possível, prevenir utilizando produtos químicos especiais para esse resultado.

Pano úmido

Aqueça um litro de água junto com vinagre branco – essa solução auxilia na remoção da sujeira e do calcário, amolecendo-os e facilitando a limpeza. Depois de preparar a solução você deve coloca-la em um balde, e colocar um pano dentro da solução para absorve-la. Depois, passe esse pano em todo o vidro. Você irá reparar que ele retirará a maior parte da sujeira, mas caso você não consiga remove-la inteiramente com essa técnica você devera otimizar a limpeza usando uma esponja, uma escova de dente velha ou um pano seco – algo que você consiga remover o restante da sujeira e do calcário. Como você vai aplicar o pano úmido com a solução de água quente e vinagre branco antes a sujeira amolecerá e facilitará a sua limpeza.

Produtos químicos

Se você procura por algo mais prático pode optar por produtos de limpeza feitos especialmente para retirar o calcário dessas áreas. Os produtos são vendidos em super mercados comuns e mercearias que possuem foco em produtos de limpeza. Atente-se para as instruções de uso de cada um e lembre de cuidar da sua saúde – aplique-o sempre usando luvas e proteção. Se você está em dúvida de qual produto comprar você deve fazer uma pesquisa prévia e procurar por algumas resenhas e indicações, assim poderá ser mais assertiva na escolha.

Remova o calcário com amaciador

Os produtos amaciadores, embora não possuam essa função, podem ser ótimos removedores de calcário. Aplique-os sob a área afetada e enxague com água quente. O amaciador que contenha silicone pode ajudar a evitar o acumulo de pó. Além disso vai deixar o seu banheiro ainda mais perfumado!

Evite o calcário

Você pode optar também por prevenir a criação de calcário no seu banheiro utilizando spray anti-calcário, idealizado especialmente para banheiros, local que costuma acumular esse tipo de sujeira incomoda. Borrife-o nos azulejos, banheiros e vidros para evitar que a criação de calcário – o que vai facilitar a limpeza, evitando que você tenha que realizar a remoção do calcário.

Agora que você já sabe por que o calcário se cria e como preveni-lo e limpa-lo basta colocar as dicas em prática.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover o calcário dos vidros, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.