Partilhar

Como rotacionar os cultivos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como rotacionar os cultivos

O solo onde cultivamos cereais, legumes e vegetais acaba se esgotando. Isto acontece quando se cultiva sempre a mesma porção de terra com o mesmo alimento, no entanto existe uma forma de evitar que isto aconteça é rotacionando o cultivo. Ou seja, em uma mesma terra plantar diferentes ingredientes, desta forma ela não se esgota e o solo não se cansa, evitando também o aparecimento de pragas. Neste artigo ensinamos você quais legumes plantar e a ordem adequada. Descubra em umComo.com.br como rotacionar os cultivos e obter as melhores colheitas.

Também lhe pode interessar: Como combinar os cultivos na horta
Passos a seguir:
1

Primeiro você deve saber que partimos da base de quatro espaços. O primeiro de todos é a cama de cultivo. Nela você deve semear plantas que são consumidoras vorazes, como por exemplo, couve, acelga, abóbora, alface, milho e espinafre.

Como rotacionar os cultivos - Passo 1
Imagem: atperfiles.com
2

Após colher este cultivo é imprescindível devolver à terra os nutrientes, para isso o que você deve fazer é adicionar adubo à cama de cultivo para que possa recuperar os nutrientes, como por exemplo o nitrogênio, o fósforo e o potássio.

Como rotacionar os cultivos - Passo 2
Imagem: cecorienta.com.br
3

A terra vai perdendo nutrientes e para recuperar o nitrogênio é necessário semear fava, soja, feijão, lentilha e qualquer outro alimento que seja doador de nitrogênio.

4

Depois de ter seguido todos estes passos, você vai ver como a colheita melhora; no entanto, é muito importante deixar a terra repousar e recuperar todos os nutrientes necessários. Para este repouso você pode plantar alimentos como cenoura, cebola, nabo equalquer planta de raiz. Se você perceber que a colheita está diminuindo, então é recomendável deixar a terra em repouso absoluto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como rotacionar os cultivos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como rotacionar os cultivos

O que lhe pareceu o artigo?

Como rotacionar os cultivos
Imagem: atperfiles.com
Imagem: cecorienta.com.br
1 de 3
Como rotacionar os cultivos

Voltar ao topo da página