Como saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas

Como saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas

O forno de micro-ondas pode ser de extrema utilidade em muitos lares e, por isso, com frequência é usado. Dessa forma, é de extrema importância estar atento aos cuidados que o eletrodoméstico exige, inclusive, como saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas que você deseja utilizar. Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Passos a seguir:
1

Mesmo havendo muitas proibições, existem diferentes materiais de pratos e potes que podem entrar no forno de micro-ondas. No entanto, é preciso saber com exatidão quais são os apropriados, caso contrário, pode haver acidentes com o eletrodoméstico e mesmo contaminação dos alimentos, inclusive, quando são os utensílios feitos de plástico que entram no aparelho. No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui.

2

Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem. O número que constar dentro do símbolo é o que indica o tipo de material com o qual foi fabricada a vasilha. Além de observar esse símbolo, para colocar alimentos dentro, é necessário que o pote possua mais um símbolo, o de um copo e garfo, que costuma ficar próximo ao triângulo.

3

O mais seguro para colocar no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno. Esse material é mais resistente ao calor, assim, o risco das suas substâncias se combinarem com alimentos e líquidos que existem dentro deles é menor. Além disso, para você se certificar que o recipiente é seguro de verdade, confira como está a sua temperatura após sair do forno. Se ele estiver frio é porque pode ser usado sem problemas. No entanto, quando ele começar a ficar gasto é melhor não usá-lo mais no micro-ondas.

4

Quanto aos vidros, o seu uso é mais seguro, mesmo assim, é melhor dar preferência às vasilhas de vidro que sejam refratárias, isso quer dizer que são mais resistentes e vão suportar sem problemas o calor do forno de micro-ondas. Para saber se é um refratário, o mais indicado é conferir as informações da embalagem do produto. Quando há uma tampa de plástico é ali que a informação pode estar. Os outros vidros até podem ir ao eletrodoméstico, mas corre-se o risco de trincarem, ainda mais se for para cozinhar um alimento.

5

No caso dos recipientes de porcelana, não podem entrar no forno aqueles que possuem detalhes em dourado ou prateado. Esses enfeites são metálicos e vale lembrar que esse material em hipótese alguma, seja no detalhe de uma louça ou um pote todo de alumínio, pode entrar no micro-ondas, já que pode causar um incêndio. Por fim, outro material seguro para usar no aparelho é a cerâmica vitrificada, sendo que ela serve até para cozinhar os alimentos. No entanto, as suas tampas, que costumam ser de plástico, apenas podem entrar se houver a inscrição “próprio para micro-ondas”.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.