Como saber se o gás da geladeira está vazando

Como saber se o gás da geladeira está vazando

Manter a geladeira em bom estado é fundamental para que o eletrodoméstico ofereça o melhor rendimento e conserve os alimentos que estão armazenados em seu interior. Por isso, é importante comprovar que o aparelho não está com nenhum problema de funcionamento como, por exemplo, um vazamento de gás - situação bastante comum.

Há alguns sinais capazes de indicar e antecipar problemas relacionados ao gás da geladeira, mas também há provas simples com as quais você pode comprovar se ele está vazando ou não. Para descobrir como saber se o gás da geladeira está vazando, recomendamos que siga lendo este artigo do umCOMO.

Como saber se está faltando gás na geladeira

Se perguntando como saber se o gás da geladeira está vazando? Se você desconhece completamente o tema, nós do umCOMO vamos te ajudar a aprender um pouco mais sobre ele. Estas são as provas ou ações rápidas que você deve realizar para ter uma ideia mais clara sobre se está faltando gás na geladeira ou não:

  1. Primeiro, conecte a geladeira e ligue-a.
  2. Comprove e verifique se o compressor do refrigerador está funcionando e aguarde 10 minutos.
  3. Passados ​​os 10 minutos, observe o trajeto do tubo direcionado para a parte traseira da geladeira.
  4. Toque nessa parte de trás da geladeira: se estiver quente, significa que a geladeira tem gás suficiente. Se estiver frio ou ligeiramente quente, você precisará de mais gás devido a um possível vazamento. Dessa forma, você pode determinar quando uma geladeira está ou não com vazamento de gás.
  5. Para determinar se há vazamento na geladeira, verifique se o evaporador localizado na parte superior do refrigerador esfria. Caso contrário, será um sinal claro de perda de gás devido a um vazamento.

Quanto tempo dura o gás da geladeira

Determinar com exatidão quanto tempo dura o gás dos refrigeradores é complexo, e há vários fatores que contribuem para isso: se é uma geladeira nova ou de segunda mão, seu estado, o uso, tratamento e manutenção dados a ela com o passar dos anos. Outro aspecto que interfere no tempo de duração de um gás no refrigerador é a marca do eletrodoméstico.

Ainda assim, o intervalo aproximado de duração do gás refrigerante em uma geladeira varia entre 14 e 17 anos, sendo que essa referência corresponde a uma geladeira que fica ligada 24 horas por dia. O gás também pode durar por mais tempo, mas geralmente, com o passar dos anos, a geladeira começa a apresentar um desgaste que leva a vazamentos e à posterior decomposição das vedações, favorecendo o aparecimento de possíveis vazamentos ou rompimentos.

O que acontece se o gás começar a vazar de uma geladeira

Os principais sinais de falta de gás na geladeira no modo frio são os seguintes:

  • O refrigerador resfria muito pouco ou não consegue resfriar. Neste caso, verifique se o ventilador e o compressor estão funcionando, olhando de fora.
  • O tubo na unidade externa congela.
  • O interior da geladeira está pingando.
  • A parte interna congela facilmente.

Por outro lado, os sintomas na bomba de calor da geladeira são os seguintes:

  • A bomba não aquece ou não pode gerar calor suficiente.
  • Na parte externa, o trocador de calor congela.

Várias coisas podem acontecer quando o gás da geladeira apresenta vazamento:

  • Se houver um vazamento de gás, a pressão será mais baixa do que o normal.
  • O refrigerador não vai funcionar corretamente, porque precisa desse gás para realizar as trocas de temperaturas internas.
  • O gás refrigerante é inflamável. Normalmente não há risco de incêndio porque quando ele vaza são produzidas pequenas perdas do gás, mas se você reabastecer a geladeira, trate de fazer isso com cuidado.
  • O gás é tóxico, ou seja, convém deixar a cozinha ou cômodo onde a geladeira está localizada sempre bem ventilados, abrindo portas e janelas em caso de vazamentos.

Como reabastecer o gás da geladeira

Após descobrir como saber se está faltando gás na sua geladeira e quais as consequências do vazamento, é necessário que você também saiba como reabastecer o eletrodoméstico, caso você não veja necessidade em comprar um novo. Com as seguintes dicas você saberá como colocar gás em uma geladeira com total segurança - mas se você não se sente bem fazendo isso sozinho(a), não hesite em procurar por ajuda profissional.

  1. Esvazie todo o sistema de gás restante para realizar uma carga completa.
  2. Conecte a mangueira de serviço à garrafa de gás para refrigeradores, e a mangueira azul ao compressor.
  3. Drene a mangueira de serviço, ou seja, deixando sair uma pequena quantidade de refrigerante.
  4. Abra a torneira da mangueira azul para permitir a entrada de todo o gás refrigerante (quando a agulha apontar para o final dos Psi, ou seja, libra-força por polegada quadrada ).
  5. Feche a torneira da mangueira azul e ligue a geladeira. Desta forma, a agulha de pressão do gás voltará a 0 Psi).
  6. Reabra a torneira da mangueira azul em intervalos de aproximadamente 20 segundos.
  7. Quando a pressão do gás estiver entre 6 e 12 Psi, significa que o refrigerador estará calibrado e cheio de gás.
  8. Conforme a geladeira esfriar, a pressão vai diminuir gradualmente.
  9. Feche a torneira e desconecte a mangueira azul.
  10. Desconecte a mangueira de serviço e o adaptador da garrafa de gás para geladeiras, deixando o eletrodoméstico ligado.
  11. Por fim, verifique usando um manômetro se a pressão do gás está dentro dos parâmetros indicados pelo fabricante do refrigerador.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre como saber se o gás da geladeira está vazando, talvez se interesse também por aprender mais sobre o que acontece quando o termostato da geladeira não funciona e o que fazer quando a geladeira parou de gelar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o gás da geladeira está vazando, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.