Como saber se pode derrubar parede de apartamento - É estrutural?

Como saber se pode derrubar parede de apartamento - É estrutural?

Quebrar parede para fazer cozinha americana ou qualquer outro projeto exige que você saiba se trata-se de uma estrutura articulada, parede estrutural ou parede de vedação para não comprometer a estrutura e colocar a construção em risco. Não raro os proprietários de apartamentos pensam em remodelar o imóvel, derrubando paredes para torná-los mais amplos, como ao construir uma cozinha americana. No entanto, é preciso saber se pode derrubar parede de um apartamento, caso contrário, há o risco de graves danos na estrutura do prédio. Para entender se você pode ou não mexer em uma parede, confira as dicas que o umCOMO reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Ao fazer mudanças estruturais em um apartamento é necessário contratar um arquiteto ou engenheiro, uma vez que apenas esses profissionais podem avaliar com precisão se pode derrubar parede em apartamento. Quando esse cuidado não é tomado, corre-se o risco de causar danos sérios à estrutura da construção. Além disso, o profissional deve estar apto a emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que deve ser registrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

2

Esses documentos garantem que o profissional contratado está capacitado a realizar a obra. Além disso, o síndico do condomínio possui o direito de solicitar os documentos, sendo que em muitos lugares é preciso ainda informá-lo com antecedência sobre a obra. Por isso, antes de iniciá-la consulte quais são as normas do seu condomínio. Todos esses cuidados são importantes porque, às vezes, as paredes de um apartamento servem para sustentar o edifício e, ao derrubá-la, o mesmo perde parte de sua sustentação.

3

Desde o início do século XX, tornou-se comum no Brasil a construção de prédios com o chamado concreto armado, a também conhecida estrutura reticulada, em que vigas, pilares e lajes responsáveis por sustentá-la só podem sofrer alterações sob a supervisão e análise de arquitetos e engenheiros, caso contrário podem comprometer toda a estrutura do prédio.

Já as paredes estruturais, apesar de terem função de vedação e serem feitas com alvenaria, quase nunca podem sofrer alterações e sempre precisam da avaliação de um profissional certificado. Ou seja, você quase nunca pode derrubar uma parede estrutural. Enquanto as paredes de vedação são conhecidas como paredes comuns, pois não sustentam o prédio e podem ser derrubadas. Elas normalmente são feitas de painéis pré-moldados, blocos de concreto ou tijolos cerâmicos.

4

Mas, como saber se uma parede é estrutural ou estrutura reticulada? Para não se correr o risco de derrubar uma viga ou pilar, é preciso verificar o projeto do prédio. Engenheiros e arquitetos devem verificar onde esses elementos estão, o que pode ser feito com um corte na argamassa em toda a largura da parede, a fim de encontrar as estruturas de concreto. Da mesma forma, é preciso ter cuidado para não perfurar dutos de energia, água, gás, telefone e mesmo de cabos de televisão que estejam na parede.

Outra maneira de identificar uma parede estrutural é através de um aparelho que realiza uma espécie de raio-X na parede captando a densidade dos materiais.

5

Mesmo quando o edifício é de concreto armado é preciso ter cuidado e conhecimento. Isso porque embora as paredes não tenham a função primordial de sustentação, ao longo dos anos, elas podem ganhar essa função. Nesse sentido, uma providência comum do profissional é remover aos poucos partes da parede, a fim de avaliar o seu comportamento. No entanto, existem construções novas feitas a partir de alvenaria estrutural, assim, as paredes são responsáveis pela sustentação, já que não existem pilares ou vigas. Nesse caso, elas são construídas com blocos de concreto estrutural. Porém, quem não atua na área da construção não vai saber distinguir uma construção da outra.

Sugestão: Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar

6

Por isso, deve-se contratar um profissional, até porque, em algumas ocasiões, é possível derrubar uma parede que serve de sustentação, desde que o local receba uma nova estrutura, que deve ser feita antes da reforma, para compensar a que será perdida. Mais uma vez, apenas um profissional sabe identificar se essa medida é viável. De qualquer forma, é preciso avaliar se vale a pena a mudança, uma vez que corrigir o reforço em outro ponto do prédio pode tornar a reforma até 40% mais cara.

Aproveite para conferir: Como pintar paredes de gesso

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se pode derrubar parede de apartamento - É estrutural?, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.