Como saber se tenho piolhos

Como saber se tenho piolhos
Imagem: mdzol.com

Os piolhos são uma praga especialmente comum na infância, mas a realidade é que os adultos que estão em contato direto com crianças ou com pessoas que os tenham não são imunes. Estes insetos podem chegar a ser muito chatos e incômodos, conseguindo se reproduzir rapidamente. Normalmente vivem na cabeça, mas também existem outros tipos que vivem no corpo e na zona púbica. Neste artigo de umComo explicamos a você como saber se tenho piolhos.

Passos a seguir:
1

São várias as formas de contágio dos piolhos, uma das mais comuns acontece ao compartilhar objetos pessoais como pentes e escovas entre uma pessoa que tem lêndeas e piolhos e outra que não. Por isso estes insetos são tão comuns na infância, pois as crianças passam grande parte do tempo compartilhando objetos pessoais nas salas de aula.

2

Os piolhos alimentam-se do sangue que sugam da nossa cabeça, por isso cada vez que chupam é normal sentir coceira no couro cabeludo. A coceira na cabeça que vai de menor para maior à medida que a quantidade de piolhos vai crescendo, é o principal sinal de que está com piolhos.

Trata-se de uma coceira constante e intensa, em diferentes pontos da cabeça.

3

Outro sinal de que está com piolhos é que, às vezes, pode sentir como estes animais caminham pelo seu couro cabeludo, gerando uma sensação incômoda. Se os piolhos não forem eliminados, vão aumentando seu tamanho à medida que chupam mais sangue, sendo mais fácil de sentir quando caminham pela nossa cabeça.

4

Os piolhos reproduzem-se muito rápido, deixando seus ovos ao redor de toda a cabeça. Estes ovos são conhecidos como lêndeas, de cor branca, que às vezes podem ser confundidas com caspa. Mas diferenciá-las é fácil, por isso no nosso artigo como distinguir as lêndeas da caspa explicamos a você como fazer isso.

A presença das lêndeas, que se nota principalmente em cabelos escuros, é outro sinal claro de que está com piolhos.

5

É normal que a pessoa com piolhos tenha também pequenas feridas no couro cabeludo produzidas pelo excesso de coceira. Este é outro sinal que evidencia a presença destes insetos em nossa cabeça. Se suspeitar da sua presença basta revisar a cabeça de forma detalhada para encontrar lêndeas e piolhos.

6

Algumas medidas podem ajudar a evitar os piolhos, mas o que fazer se já estiver com eles? Existem vários remédios caseiros para eliminar piolhos e lêndeas que ajudarão você a acabar com estes insetos e ter um cabelo saudável novamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.