Como são as bordas das folhas

Como são as bordas das folhas
Imagem: pix.com.ua

As folhas transpiram durante as 24 horas do dia e deste modo eliminam o excesso de água que a raiz absorve da terra junto com as substâncias nutritivas diluídas nela. Por exemplo: a planta do milho pode chegar a transpirar quase dois litros de água por dia; uma de girassol, um litro por dia. As folhas têm diferentes formas para adaptar-se melhor ao terreno. Há dois tipos de folhas: as simples que são aquela que só têm uma folha e as folhas compostas que são aquelas que têm duas ou mais folhas. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe a lista de bordas e formas das folhas.

Folha lisa

É a borda das folhas que não está dentada, mas que é uma superfície contínua e lisa à volta de toda a planta.

Folha Serrilhada

Aquela cuja borda tem dentes inclinados para sua ponta, como as da violeta (como na imagem). É o tipo de folha mais comum e esta borda permite ter mais superfície em contacto com o ar e melhorar a capacidade de fotossíntese.

Folha com borda dentada

Aquela cujas bordas estão onduladas, de pontas retas como a da castanheira comum. Podem ser folhas simples ou compostas como é o caso da folha da imagem.

Folha com borda Crenada

As folhas de bordas crenadas, bainhas pouco marcadas, nervuras palmadas que divergem a partir do centro da folha, base dentada.

Folha com borda Sinuosa

São plantas com tronco e ramas sinuosos e frequentemente com espinhas. As folhas grandes (entre 10 e 15 centímetros), ovais, com bordas ligeiramente dentadas.

Folha com borda lobada

São folhas serrilhadas que têm pequenos dentes inclinados como uma serra. São folhas lobadas as que apresentam entrantes e saintes arrendondados.

Folha digitada

A composta cujos folíolos nascem do pecíolo comum separando-se como os dedos da mão aberta, como a da castanheira-da-índia.

Folha cuneiforme

Aquela com forma de "bico de pato", como as de algumas espécies do gênero Pittosporum como o P. tobira.

Folha obovada

A ovada mais larga pela ponta que pela base como a do espinheiro.

Folha Venosa

A que tem vasinhos que sobressaem de sua superfície, que se estendem com suas ramificações do nervo até às bordas, como a da olaia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são as bordas das folhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.