Partilhar

Como são as plantas da Floresta Amazônica

Por Patrick Gomes. Atualizado: 16 janeiro 2017

A lista de plantas da Amazônia inclui cerca de 800 espécies diferentes, sendo a floresta tropical mais diversificada do planeta. É a maior bacia fluvial do mundo e fornece 40% do oxigênio do mundo, 25% dos medicamentos conhecidos e 20% de toda a água corrente fresca do planeta. Nestes 7 milhões de quilômetros quadrados de floresta tropical, aqui em umComo.com.br, vamos lhe mostrar como são as plantas da Floresta Amazônica mais caraterísticas e interessantes desta zona.

Também lhe pode interessar: Como evitar as pragas no jardim

Anacardiaceae

Dentro desta família existem cerca de 70 espécies, só na floresta amazônica e são bastante conhecidas pelas suas especies frutíferas. Entre elas podemos encontrar o caju que é nativo do Brasil, no entanto a manga também surge desta família sendo originária da Ásia. Geralmente esta espécie, árvores ou arbustos com canais resinosos, têm um cheiro bastante intenso. Tanto a sua madeira como muitas substâncias que são extraídas dela são usados na industria e na medicina.

Apocynaceae

Dentro desta família as mais comuns nesta zona tropical são o oleandro, a rosa do deserto e a janaúba. Porem só no Brasil pode vir a encontrar 41 gêneros diferentes desta família. Uma das grandes caraterísticas desta família é a presença de látex que obviamente tem inúmeras utilidades na Industria. Para além disso os ramos e fibras fortes desta espécie podem servir para muitos fins artesanais.

Bromeliacea

Esta família vegetal é caraterizada pela enorme variedade de espécies, possui mais de 3.172 distribuídas em 58 gêneros diferentes. Grande parte destas plantas são ornamentais,como por exemplo a Bromélia, por causa das inúmeras cores e feitios que existem. No entanto dois grandes frutos surgem desta família: o abacaxi e o gravatá.

Euphorbiacea

De todas as famílias, esta é a que tem mais utilidade para o Homem. A maior parte das espécies desta família são usadas diariamente nas nossas vidas e nem nos apercebemos disso. Como por exemplo acontece com a Apocynaceae, também se estrai o látex desta planta, extrai-se o óleo, dando origem a lubrificantes usados na mecânica e até a farinha desta planta server como alimento em boa parte da população do Nordeste do Brasil. As fibras vegetais e compostos químicos destas plantas são bastante usadas em medicamentos.

Fabacea

A madeira que é originada destas espécies são de ótima qualidade, sendo muito usadas na concepção de instrumentos de cordas, como o violino. A nível industrial é usado a sua resina para a fabricação de gomas, corantes, medicamentos e pesticidas.

Orquidaceae

Dentro desta família realmente a mais conhecida é a Orquídea. Esta flor é a que mais variedade de cores, formas e tamanhos tem. A utilização predominante é o uso decorativo desta planta devido a sua beleza esmagadora, no entanto os compostos são usados também para a concepção de pesticidas. Este último fator é bastante controverso porque no seu habitat natural estas flores são conhecidas pelo seu odor para atrair insectos que, em troca, a polinizam.

Nymphaeaceae

Muito popular e a que mais cateteriza a Floresta Amazônica pelo fato de se tratar de uma família de plantas aquáticas, sendo a mais conhecida a Nenúfar. Geralmente composto por uma raiz bastante alongada e folhas amplas que suportam o peso da flor que se encontra ao cima da água.

Malvaceae

Dentro desta família encontramos tanto flores, arbustos e árvores. Mas porém a espécie mais predominante é Mafumeira (Sumaúma), que é uma árvore enorme que pode chegar aos 60 metros de altura e com 3,5 metros de diâmetro. Estes troncos gigantes contêm inúmeros animais abrigados, incluindo: morcegos, pássaros, sapos e insetos. Industrialmente é valiosa pela fibra que contem, que é usada para fabricação de seda e algodão.

Heliconiaceae

Nesta família especifica encontramos umas das plantas mais espetaculares de toda a Amazônia, a Helicônia. Uma planta com cores vibrantes e com pétalas em forma de garras. Escusado será dizer que muitos jardineiros a apreciam pelo seu valor ornamental, tal como acontece com a orquídea.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são as plantas da Floresta Amazônica, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário sobre Como são as plantas da Floresta Amazônica

Voltar ao topo da página