Como se livrar de grilos

Como se livrar de grilos

Em alguns estados brasileiros, inclusive, no norte e nordeste, a época de chuvas, que coincide com os meses mais quentes, atrai, entre outros insetos, os grilos. Em alguns períodos e localidades pode haver inclusive uma grande invasão deles, em geral, em decorrência do desequilíbrio ambiente, provocado pelo próprio ser humano. Para evitar que nesses momentos eles se concentrem no seu quintal ou mesmo dentro de casa, o umComo.com.br tem algumas dicas de como se livrar de grilos. Confira quais são elas.

Passos a seguir:
1

Para se livrar de qualquer inseto a primeira dica é sempre manter a casa e o quintal limpos, inclusive, deixando bem fechados sacos do lixo, que sempre atraem visitas indesejadas, inclusive, a de grilos. O cheiro de restos de alimentos e outros resíduos são grandes atrativos, porém, no caso dos grilos há formas mais específicas de espantá-los, como evitando luzes fortes e brilhantes do lado de fora de casa, pois eles são seduzidos pela luminosidade.

2

Uma alternativa para manter a sua residência iluminada sem atrair grilos e demais insetos é usar lâmpadas fracas ou de LED e mesmo as lâmpadas anti-insetos, próprias para essa situação. Se forem as luzes de dentro de casa que estiverem chamando os grilos, o melhor é fechar janelas e/ou cortinas para que a luz interna não seja projetada para o lado de fora. Para se livrar de grilos também é indicado fechar as janelas e portas um pouco antes de anoitecer, para evitar que os insetos entrem na residência, inclusive, tapar frestas por onde eles possam passar.

3

Já que os grilos gostam de lugares quentes e úmidos, no verão e em dias chuvosos, eles apreciam ficar no meio do mato, assim, é importante cortar a grama do seu quintal se ela estiver alta, pois é isso que também pode estar atraindo os visitantes. As maneiras de evitar a aproximação dos grilos da sua casa são medidas mais inteligentes do que matar esses insetos, pois todas as espécies possuem a sua importância no ecossistema. Nesse sentido, outra forma de se livrar dos grilos sem ter que eliminá-los é ter no seu jardim os predadores naturais desses insetos, como aranhas e lagartos. Assim, é promovido um controle natural da população de grilos. Pássaros e gatos também têm a mesma função.

4

Quem está vivenciado uma alta proliferação de grilos e acredita que precisa agir de modo mais eficaz, entretanto, pode apelar para as armadilhas para grilos. Uma delas consiste em usar melaço (ou açúcar queimado), água e um pote de vidro. Primeiro, é necessário colocar uma solução de água e melaço dentro do pote de vidro, depois, deixá-lo em um local onde estão concentrados os grilos. Já que esses insetos são atraídos pelo cheiro doce, vão entrar no recipiente e vão ficar presos na solução. Porém, é importante renovar periodicamente a solução para não acumular os restos dos insetos, que podem atrair outros animais.

5

Os inseticidas não são eficientes para eliminar grilos, já que são produtos que podem fazer mal até mesmo para as pessoas. É sempre bom evitá-los na eliminação de qualquer inseto que seja. Dessa forma, para outra dica de armadilha é preciso cola e um pedaço de papel. Espalhando bastante cola sobre o papel e deixando-o em pontos estratégicos da residência é possível fazer uma armadilha que deixe o grilo grudado. Manter a casa sempre bem limpa também evita que se desenvolvam ovos que os grilos possam deixar dentro da residência.

6

Agora que já sabe como se livrar de grilos, aproveite e confira também estas dicas para se livrar de outros insetos:

  • Como acabar com cupins na horta
  • Como se livrar de gambás
  • Como espantar moscas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de grilos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.