Como se organizar para limpar a casa

Como se organizar para limpar a casa

As tarefas do lar são uma obrigação que todos devemos fazer. Ainda que ninguém goste, todas as semanas devemos limpar o banheiro, a cozinha, os móveis, o chão, etc. Tudo isso supõe um tempo que nem todo mundo tem. Trabalhar, fazer compras, praticar esportes ou fazer os deveres com seus filhos, são apenas algumas das tarefas que devemos fazer diariamente e ainda reservar algum tempo para manter a casa limpa.

Organizar-se e ter tempo para todas as atividades é possível. Neste artigo de umComo, damos dicas de como se organizar para limpar a casa.

Limpeza geral da casa

Em primeiro lugar, e ainda que inicialmente seja difícil, devemos estabelecer uma rotina. Associamos o dia da semana à tarefa a ser realizada; além disso, devemos estabelecer uma ordem nas tarefas para que as realizadas hoje facilitem a seguinte.

Por exemplo, quando passamos roupa, formam-se fiapos que caem das roupas. Se já tivermos passado o aspirador de pó, teremos fiapos espalhados pelo local. Por esta razão, o melhor e mais eficaz para se organizar é estabelecer a seguinte ordem:

  • Fazer compras;
  • Passar a ferro;
  • Limpar o pó dos móveis;
  • Passar o aspirador de pó;
  • Esfregar o chão ou passar o esfregão.

Assim, manteremos a casa limpa sempre, sem que uma tarefa dificulte a outra. Com esta lista, as tarefas são distribuídas de segunda a sexta em função do tempo disponível. Observe que a tarefa de passar a roupa pode ser uma das mais demoradas, e a atividade de esfregar o chão e passar o pano, são as menos demoradas.

Limpeza da sala de jantar

Para limpar a sala de jantar, primeiro devemos começar por eliminar o pó. As estantes e prateleiras costumam acumular muito pó, sendo recomendável começar por elas para eliminar posteriormente os possíveis restos que caírem no chão. Para limpar os móveis da sala, sugerimos utilizar algum produto adequado para o material dos móveis e embebê-lo em um pano que não deixe fiapos. Assim, não estará apenas eliminando o pó, como também evitará o seu aparecimento.

A seguir, passe o aspirador de pó pelo chão e, com o adaptador de têxteis, passe o aspirador no sofá e nas almofadas para eliminar partículas de pó ou pelos que possam haver. Por último, esfregue o chão com um produto para madeira ou lajota que deixe um cheiro agradável, ou, se preferir, passe a esfregão.

Limpeza dos quartos

Para limpar os quartos, você pode se organizar seguindo a mesma ordem da sala e eliminar primeiro o pó. No entanto, os móveis dos quartos juvenis ou infantis costumam ser fabricados com outros tipos de materiais, de forma que você pode experimentar usar algum tipo de produtos para retirar o pó.

Para passar o aspirador de pó, não se esqueça de que embaixo da cama se acumula muito pó e, caso não seja eliminado, acaba saindo. Para terminar, arrume bem as almofadas ou bichinhos de pelúcia que possam estar sobre a cama. Se não o fizer, ainda que esteja tudo limpo, dará a sensação de desordem.

Limpeza do banheiro

Para limpar o banheiro, recomendamos seguir um protocolo diário, já que se trata de um dos locais mais utilizados e cuja limpeza requer mais atenção.

Para os banheiros, o melhor é esfregar a pia e a privada imediatamente antes de tomar banho e terminar com a banheira ou chuveiro, ao finalizar. Assim, o banheiro ficará limpo após o seu uso.

A seguir, oferecemos alguns conselhos muito úteis:

  • Dicas para limpar banheiros
  • Como limpar o box do banheiro

Limpar a cozinha

O almoço e o jantar podem ser preparados ao mesmo tempo para limpar a cozinha apenas uma vez e poupar tempo. Recomendamos que comece pelos pratos, talheres e demais utensílios de cozinha, colocando-os na máquina de lavar louça ou esfregando-os à mão.

Em seguida, limpe a placa vitrocerâmica ou fogão e, por último, as bancadas e os azulejos ao redor. Varra e esfregue o chão com um produto que tenha um odor agradável. Também é bastante eficaz recorrer aos limpadores naturais:

  • Como limpar com vinagre
  • Como limpar com limão
  • Como limpar com bicarbonato

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se organizar para limpar a casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • É muito importante seguir a organização na limpeza da casa com uma rotina. Além disso, podem ser atribuídas determinadas tarefas aos diferentes membros da família.