Partilhar

Como se refrescar sem ar condicionado

Por Sara Silva. Atualizado: 9 julho 2019
Como se refrescar sem ar condicionado
Imagem: netrondon.com.br

O verão é, para muitos, a estação do ano mais esperada. É tempo de ir na praia, praticar várias atividades ao ar livre, ir de férias, ir a festivais de verão, vestir roupa leve e fresca, etc. No entanto, esta estação também se faz acompanhar de muito calor e pode ser difícil saber como combater o calor que, por vezes, é tão intenso mesmo à sombra. Os ares condicionados e ventiladores são uma grande ajuda no momento de manter um espaço fresco, no entanto, além de consumirem muita energia, não estão ao alcance de todos e não os podemos levar para todo o lado. Para descobrir como se refrescar sem ar condicionado continue lendo este artigo umCOMO, no qual lhe apresentamos várias técnicas úteis.

Também lhe pode interessar: Como limpar o ar condicionado
Passos a seguir:
1

É nos momentos em que sentimos mais calor que devemos aumentar o consumo de água. Isso é necessário pois o corpo estará perdendo água através da transpiração, e ela deverá ser reposta de forma a evitar a desidratação. Sempre tenha uma garrafa de água na geladeira para quando precisar de se refrescar e, em caso de sair de casa, leve uma dentro de uma bolsa térmica. Como alternativa saborosa, pode preparar granizados de fruta, mas sem álcool.

Como se refrescar sem ar condicionado - Passo 1
Imagem: jumper.co.cr
2

Colocar uma toalha molhada no pescoço também terá um efeito bastante refrescante em si! Você dará ao seu corpo a ilusão de frescura através da toalha fria porque o sensor que controla a temperatura corporal se localiza nessa área. Se tiver cabelo longo, prenda-o, permitindo assim que o ar circule em torno do seu pescoço, o que também irá contribuir para essa sensação fresca.

Imagem: saudeeforca.com
3

Pode parecer custoso, mas tomar duche de água fria ajudará o seu corpo a manter-se fresco por mais tempo. Faça-o de manhã e à noite, de forma a conseguir enfrentar o dia com menos calor e também para dormir mais fresco e, se o calor for muito intenso, repita o duche à tarde. Se não tiver possibilidade de tomar um duche, simplesmente molhe algumas partes do seu corpo, como as mãos, braços e rosto.

Imagem: moda-masculina.blogs.sapo.pt
4

Se se encontrar em um espaço fechado e nele tiver de se manter durante algumas horas sem ar condicionado, prefira ficar em cômodos que não estão recebendo luz solar diretamente ou que não têm janelas, pois esses serão os mais frescos. Se existir mais que um andar, prefira permanecer no andar térreo ou na cave, pois é sabido que as camadas de ar frio tendem a ficar abaixo das camadas de ar quente que, devido à sua baixa densidade, sobem.

Imagem: vidaeestilo.terra.com.br
5

Se as roupas estão colando ao corpo, troque e vista tecidos leves e folgados. Eles permitirão a passagem de ar na sua pele e não darão a sensação de calor, principalmente se também forem de cores claras, que refletem a luz. Em relação aos materiais, prefira o algodão, linho e seda em vez de tecidos de fibra artificial como o poliéster.

Imagem: alessandrafaria.com
6

Na hora da refeição, prefira pratos leves e que não precisem de ser aquecidos, como saladas e sopas frias. Aumente o consumo de vegetais e frutas pois, além de saudáveis, estes alimentos também contêm índices altos de água. Mantenha-os na geladeira algumas horas antes de os consumir.

Imagem: qualita.com.br
7

Outra dica simples e prática para se refrescar é borrifar seu rosto e corpo ao longo do dia. Pode ser com água fria normal, como a que você usa para beber, ou água termal, conhecida pelas suas inúmeras propriedades. Encontre esta última à venda em farmácias e, em relação à primeira, basta que a introduza em uma embalagem borrifador limpa.

Imagem: misturinhas.com
8

Se quiser aproveitar o bom tempo mas ainda assim não sofrer com o calor, realize atividades de pouco esforço físico e, de preferência, na água. Desta forma visite parques aquáticos, combine saídas para o lago ou lagoa com amigos, organize uma festa na piscina e vá na praia. Vale a pena lembrar que é muito importante aplicar fator de proteção solar em seu corpo e evitar as horas de maior calor (entre as 10h e as 15h).

Imagem: sitedemulher.net
9

Uma boa alternativa a ares condicionados e ventiladores que consomem energia elétrica é, por exemplo, o ventilador USB. Ele será útil principalmente durante o seu trabalho ao computador, pois basta ligá-lo a uma porta USB e já estará funcionando, enviando ar fresco na sua direção sem consumir muita energia. É certo que ele é pequeno, mas com certeza contribuirá para uma boa sensação de frescura.

Imagem: tocadacotia.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se refrescar sem ar condicionado, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como se refrescar sem ar condicionado

Como se refrescar sem ar condicionado
Imagem: netrondon.com.br
Imagem: jumper.co.cr
Imagem: saudeeforca.com
Imagem: moda-masculina.blogs.sapo.pt
Imagem: vidaeestilo.terra.com.br
Imagem: alessandrafaria.com
Imagem: qualita.com.br
Imagem: misturinhas.com
Imagem: sitedemulher.net
Imagem: tocadacotia.com
1 de 10
Como se refrescar sem ar condicionado

Voltar ao topo da página