Como secar a roupa sem secadora

Como secar a roupa sem secadora

Os eletrodomésticos são de grande ajuda no nosso dia a dia, no entanto, nem sempre dão os resultados que queremos no tempo que queremos. Quantas vezes já aconteceu que precisava de uma peça seca e não tinha tempo suficiente para pôr na secadora? Além disso, é um dos aparelhos em casa que mais eletricidade consome, algo que se nota no bolso no fim do mês.

No seguinte artigo do umCOMO vamos dar algumas dicas para você saber como secar a roupa sem secadora com alguns pequenos truques para poupar tempo e dinheiro na tarefa de secar a roupa.

Seque a roupa com uma toalha

Um dos truques de emergência mais usados para secar a roupa é o da toalha. É muito simples e eficaz, por isso pode poupar muito tempo e dinheiro em máquinas de lavar e eletricidade. Esta técnica consiste em estender uma toalha grande -e seca- em uma superfície plana e depois por em cima da toalha a peça que quer secar. Com este truque irá fazer com que o excesso de água da peça passe para a toalha, por isso quanto mais grossa e absorvente for, melhor funcionará.

Uma vez que tenha colocado a peça em cima da toalha, sem que saia pelos lados, comece a enrolá-la com força deixando a peça lá dentro. Se enrolar bem, deveria ficar uma espécie de rocambole, um cilindro com forma de espiral nos dois lados. Torça-a com força, para um lado e para outro, e se vir que a toalha está muito molhada, troque por outra e faça o mesmo processo, desta forma poderão absorver o máximo de água possível.

Esta é uma ótima forma de secar a roupa sem secadora, sobretudo porque facilita a secagem nas peças grandes que de outra maneira demorariam muito tempo a tirar a água restante.

A velha solução: ao ar livre

Pendurar a roupa molhada no exterior é o que se fez a vida toda antes do aparecimento das máquinas de secar. Hoje em dia continua sendo a melhor forma para manter nossas peças em bom estado e de maneira a durarem bem mais tempo.

De seguida, vamos dar para você uma série de conselhos para que quando pendurar a roupa para secar, seja mais rápido:

  • Deixe espaço suficiente entre as peças para que o ar possa circular.
  • Se não tem saída para o exterior ou varanda, pode pendurar a roupa nas cortinas do banheiro.
  • Os melhores lugares para pendurar a roupa e para secarem mais rápido são os que estão perto de uma fonte de calor como os condutos do aquecedor ou um lugar ensolarado.
  • Vire as peças ao contrário antes de pendurá-las ao ar livre, já que os raios do sol podem descolorir suas cores.

Com o secador de cabelo

Uma opção de emergência para secar a roupa sem secadora é usar a secador de cabelo. Não recomendamos fazê-lo com muita frequência, pois pode acabar danificando sua roupa, mas se precisa dessa camisa seca em pouco tempo e não tem outra opção, pode tirar você de um aperto.

Antes de mais, seria melhor torcer a peça para eliminar o excesso de água que tenha acumulada, desta forma acelerará ainda mais o processo de secagem. Depois disso, deve esticar a peça em uma superfície plana próxima a uma tomada de corrente elétrica.

Ligue o secador na opção de ar quente em uma velocidade alta e siga nossos conselhos para secar a roupa sem secadora:

  • Há alguns tecidos que podem encolher, um deles é a lã, nestes casos é melhor usar a temperatura de ar frio.
  • Os bolsos e as golas, bem como qualquer zona da peça que for mais grossa, precisa de mais tempo para poder secar.
  • Para não danificar os tecidos da roupa, deve segurar o secador a uma distância prudencial, movendo-o constantemente para que nenhuma zona da peça fique muito quente.

O truque do radiador

Nem todos os climas permitem secar a roupa no exterior, nem em todas as épocas do ano pode ser o mais recomendável. Nos meses de inverno, que costumam ser os mais chuvosos e quando ligamos o aquecedor, podemos aproveitar essa fonte de calor para secar a roupa sem secadora.

Para secar a roupa deve simplesmente colocá-la perto do radiador, e dizemos perto, porque nunca deve colocar em cima. Se a colocar antes de ir dormir, quando se levantar pela manhã, a roupa já estará seca e pronta para usar, além disso você terá perfumado a casa com o aroma de roupa limpa.

Outro pequeno truque que acelerará os tempos de secagem é colocar um desumidificador nesse ambiente para captar o excesso de umidade no ar.

Centrifugador de meias

Provavelmente este é o truque mais estranho que vamos dar, mas que dará muito bons resultados. Só serve para peças pequenas como as meias, as calcinhas ou as cuecas, mas poupa muito tempo e eletricidade.

Tem um centrifugador de verduras? É uma espécie de recipiente de plástico com manivela para fazer girar a alface e tirar a água, no qual também pode pôr estas peças e secar sem secadora, à mão e em pouco tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar a roupa sem secadora, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.