Como secar sapatos rápido

Como secar sapatos rápido

Você saiu na chuva e encharcou seu sapato? Pisou numa poça de água sem querer e só percebeu quando já era tarde demais? Esse tipo de situação é bastante chata e capaz de arruinar o dia, afinal, ter que adquirir novos sapatos ou ter que ficar dias esperando que os antigos sequem é algo que pode atrapalhar sua rotina. Apesar da solução mais fácil para o problema ser deixar que o tempo resolva, isso não tem de ser assim e existem soluções eficazes para secar seu calçado rapidamente e sem complicações! As técnicas de secagem de sapatos podem ser ótimas não apenas para poder usá-los novamente o quanto antes mas também porque certos materiais acabam estragando caso fiquem em contato com água por muito tempo.

Curioso? Para descobrir como secar sapatos rápido continue lendo este artigo do umCOMO que preparamos para você!

Aperte os calçados

Se seu sapato for maleável e o material não se danificar facilmente, como é o caso de alpargatas, aperte-o com força de forma a escorrer a maior quantidade de água possível. Seja gentil com o calçado e bastante paciente para, de pouco em pouco remover o excesso de água que tiver sido absorvido. A dica é útil sobretudo se você quer saber como secar tênis branco de tecido.

Apesar de remover uma boa quantidade de água dos sapatos, apenas apertá-los não será suficiente para solucionar por completo a situação. Caso queira secar de verdade o sapato, será necessário continuar lendo esse artigo para mais dicas de como secar tênis rápido.

Use folhas de jornal

Existem alguns tipos de papel que são ótimos para absorver água, sendo uma opção para retirar a umidade de seus sapatos. Para tal, coloque folhas de jornal amassadas no interior do sapato até não caber mais, pois é importante que o espaço fique bem preenchido, e envolta a parte de fora em várias folhas também. Deixe assim durante cerca de 1 hora, retire os jornais e e finalize com ar quente do secador de cabelo.

Caso o papel tiver absorvido uma quantidade razoável e, ainda assim, seus sapatos estiverem encharcados, repita o processo e espere mais 1 hora. Como alternativa você também pode colocar papel higiênico no interior dos sapatos.

Importante: se você quer saber como secar tênis no microondas ou em outro aparelho que emite grandes quantidades de calor, tome cuidado pois é possível que o sapato acabe queimado ou derretido, além disso, se contiver pedaços de metal em sua composição, poderá até mesmo fazer com que o microondas pegue fogo.

Imagem: Reprodução/macgyverisms.wonderhowto.com

Insira sachês de giz

Além dos papeis, outra alternativa para conseguir absorver a água do interior dos seus sapatos são os sachês de giz em barra, pois o material absorvem de forma eficaz a umidade no interior do calçado.

Por absorver a umidade, o sachê de giz também pode ser útil em armários e outros locais fechados e tendem a criar mofo. Para fazer um desses, bastará comprar uma caixa de giz comum, desses que utilizamos para escrever e, então, colocá-los em um saquinho que permita a passagem de ar. Seja nos sapatos ou em armários, bastará deixar o sachê repousando por um tempo para que a água do local seja absorvida.

Quando molhamos nossos sapatos, é muito comum que acabemos por sujá-los também, afinal, a água da rua encontrada nas ruas não costuma ser das mais limpas. Caso você tenha sujado ou manchado seus sapatos e precise de ajuda, veja truques para limpar sapatos.

Como secar tênis no varal

Secar tênis no sol é tentador pois o calor dos raios fará com que rapidamente a água evapore, entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para não acabar danificando ainda mais o que já não está bom.

Com papel de jornal, papel higiênico ou giz no interior, coloque o calçado a secar à sombra num cômodo seco e arejado. Se fizer sol durante o dia você pode colocar o calçado a secar com a sola virada para cima, desta forma evitará que a cor desbote ou que o material fique manchado pelo sol. Viu como é simples? Agora você já sabe como secar tênis no varal.

Encontre uma fonte de calor

Se você quer saber como secar tênis no forno, esse dica é para você. Coloque o sapato próximo a uma fonte de calor, como a lareira, radiador ou outro, com a função de o aquecer e eliminar assim a umidade, no entanto tenha cuidado com a proximidade, pois os materiais do sapato podem derreter.

Uma ideia para saber se a temperatura está adequada para o tênis é se aproximar da fonte de calor e até estar numa distância suficiente para sentir o aumento da temperatura sem que seja incômodo. A necessidade de não colocar os sapatos muitos próximos ao calor se deve ao fato de que altas temperaturas poderão acabar por danificar o calçado.

Para saber como pendurar tênis para secar, tenha em mente apenas que é sempre bom evitar usar pregadores pois poderão marcar o sapato quando forem removidos.

Use ar frio

Se você quer saber como secar tênis branco de tecido e não tem um emissor de calor como uma aquecedor, não se preocupe pois, ainda assim, será possível resolver o problema. Se você tiver ventilador em casa, mesmo que seja apenas de ar frio, também o poderá usar para secar seu sapato! Prenda na tela do ventilador dois ganchos em forma de S e pendure neles o seu calçado. Ligue o ventilador em velocidade rápida, ar frio, e deixe ficar até que o calçado seque.

Não se esqueça de que, para que o método dê certo, é necessário virar a parte aberta do calçado em direção ao ventilador.

Coloque atrás da geladeira

Agora chegou a hora do clássico: aprender como secar tênis atrás da geladeira. Por emitir calor em sua parte traseira, muitas pessoas colocam sapatos e outros objetos para secar usando o eletrodoméstico, afinal, o calor é capaz de fazer com que a água evapore, acelerando o processo de secagem.

No momento de secar seus sapatos também há quem coloque em prática o método da geladeira. Ele consiste simplesmente em colocar o calçado atrás da geladeira, junto à grade, pelo menos durante 2 horas.

Coloque para centrifugar

Essa será a última dica de como secar tênis branco. Coloque os sapatos na máquina de lavar roupas junto com toalhas de banho, de forma a que eles fiquem presos e não rebolem pelo tambor da máquina. Ligue a máquina para centrifugar à velocidade máxima, isso irá remover grande parte da quantidade do sapato.

Se você não é a pessoa responsável por lavar roupas em sua casa e, por isso, não sabe muito bem como mexer no aparelho, veja também como usar a máquina de lavar roupas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar sapatos rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Remova a palmilha do seu sapato se for possível, pois isso ajudará a secar mais rápido.
  • Se o seu calçado estiver sujo com terra molhada ou lama, é aconselhado que o lave à mão ou, pelo menos, passe por água limpa antes de tentar qualquer um destes métodos.
  • Para evitar que seu sapato volte a ficar molhado, aplique um creme ou spray impermeável, à venda em supermercados e sapatarias.