Como semear cebolas

Como semear cebolas

O cultivo da cebola é feito há séculos. Cada zona e inclusive cada homem particular tem a sua própria forma, que depende das circunstâncias e do lugar em que se semeiem, mas todos devem cumprir uma série de requisitos para o bom cultivo da cebola. Hoje é possível plantá-las em casa com o desenvolvimento das hortas urbanas, e desfrutar assim dos seus benefícios naturais de forma direta. Em umComo.com.br explicamos-lhe como semear cebolas.

Passos a seguir:
1

As cebolas precisam de solos muito ricos para semear e cultivar. São necessários solos franco-arenosos e nada de solos argilosos ou muito arenosos, uma vez que não seria possível o desenvolvimento e florescimento da cebola.

2

No plantio, as cebolas precisam de muito pouca água. Antes de se formarem os bulbos, é quando mais quantidade de água precisam, depois, nada.

3

É preferível plantar bulbos à semente, uma vez que são os que melhor crescem e os que mais força têm. A melhor época para os plantar é a primavera, em buracos de uns 15 centímetros de profundidade, os quais devem depois ficar bem tapados com terra.

4

É recomendável deixá-las sempre ao sol. Isso é o mais recomendável para as cebolas e o que melhor lhes faz para o seu crescimento.

5

Chega um momento em que os vértices da cebola ficam amarelos. Neste preciso instante aconselha-se cortá-los e quebrar os seus pescoços. Estes devem ficar ali mesmo, permanecendo em contato com a terra. Desde este preciso momento, a cebola começará a sua maturação.

6

Neste instante também deve levantar os bulbos da cebola e esperar que se sequem. Tudo isto pouco a pouco, não desenterre tudo até que não fiquem bem secos. É então quando se deixam em repouso ao sol durante duas semanas.

Veja também: Como plantar alho em vaso

7

Depois das cebolas estarem bem secas, é recomendável tê-las num lugar fresco, mas também não muito frio. Isto irá ajudar na sua conservação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como semear cebolas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Tente não submeter a semente a mudanças bruscas de temperatura.
  • Retire todas as ervas daninhas que crescerem à volta delas.