Partilhar

Como ser mais ecológico todos os dias

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser mais ecológico todos os dias
Imagem: www.ellahoy.es

Levar uma vida muito mais verde, reduzindo a nossa pegada ambiental e contribuir para ter um planeta mais saudável, é possível aplicando alguns conselhos simples. Muitos deles já os ouvimos até à saciedade, mas outros são tão simples de fazer que de certeza que ficará surpreendido. Em umComo.com.br convidamo-o a descobrir como ser mais ecológico todos os dias.

Também lhe pode interessar: Como reciclar as pilhas usadas
Passos a seguir:
1

Decore a sua casa e o seu local de trabalho com plantas. Estas ajudam a purificar o ar, reduzindo a contaminação e melhorando o nosso meio ambiente, uma forma muito simples de ser um pouco mais ecológico.

2

No dia a dia tente usar menos o seu carro e mais outros meios de transportes como autocarros, comboios, metros ou, muito melhor, a ecológica bicicleta ou os infalíveis pés. Se mora fora da cidade ou se na sua área os meios de transportes não são muito eficientes, pode optar sempre por partilhar o seu carro, e falar com os seus vizinhos e amigos mais próximos para que todos façam o mesmo, assim reduz a emissão de dióxido de carbono e a contaminação.

3

No momento de fazer um atualização, uma remodelação ou comprar móveis, escolha muito bem os materiais e certifique-se que os mesmos são reciclados ou ecológicos.

Se tem habilidade com as mãos ou se gosta de explorar o seu lado criativo, convidamo-o a consultar o nosso artigo sobre como fazer móveis com paletes recicladas, ficará surpreendido com os resultados.

4

No momento de limpar ou de adquirir produtos cosméticos, evite aqueles que prejudicam a camada de ozono, como por exemplo os aerossóis. Além disso, pode ser ecológico no dia a dia com um mínimo esforço usando produtos caseiros para limpar a sua casa. São muitas as alternativas, para limpar a sua casa naturalmente e sem prejudicar o ambiente.

5

Mas não se trata apenas de levar a cabo algumas medidas para reduzir o nosso impacto, mas também de optimizar os recursos naturais e evitar que se gastem de forma desnecessária. Assim, aprender a economizar a água e a eletricidade torna-se num aspecto fundamental não apenas no caso dos adultos, mas também nos mais pequenos, que podem começar a aprender como cuidar do seu planeta.

6

Reduza o seu desperdício, reutilize tudo o que puder e por último recicle! Os três Rs são o abc de todas as pessoas que contribuem para o ambiente. Reciclar é mais simples do que pensa, e nos dias de hoje existem pontos de reciclagem ao longo de toda a cidade.

Separe o lixo em sua casa, ensine as pessoas que vivem consigo como fazê-lo, e coloque a sua parte para conservar o planeta.

7

No momento de comprar, escolha sempre que possa produtos feitos com materiais reciclados, e embalagens que também possam ser recicladas. Leve bolsas de casa para ir às compras, assim evita o uso de sacos de plástico ou de papel, e fomenta ao máximo a consciência em sua casa para que todos ajudem o planeta todos os dias.

Não se esqueça de reutilizar, as embalagens de vidro, por exemplo, podem utilizar-se para muitas coisas no dia a dia. A criatividade á a chave.

8

Estas são algumas medidas muito simples para ser mais ecológico todos os dias, mas não se esqueça que nada serve se não compartilharmos com os outros, e ensinarmos os mais pequenos a cuidar também do planeta. Torne-se numa pessoa que gera consciência à sua volta, ensine os demais a viver de uma forma mais verde, e estará dando uma contribuição inestimável ao nosso planeta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais ecológico todos os dias, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como ser mais ecológico todos os dias

O que lhe pareceu o artigo?

Como ser mais ecológico todos os dias
Imagem: www.ellahoy.es
Como ser mais ecológico todos os dias

Voltar ao topo da página