Partilhar

Como ser mais ecológico todos os dias

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser mais ecológico todos os dias
Imagem: www.ellahoy.es

Levar uma vida muito mais verde, reduzindo a nossa pegada ambiental e contribuir para ter um planeta mais saudável, é possível aplicando alguns conselhos simples. Muitos deles já os ouvimos até à saciedade, mas outros são tão simples de fazer que de certeza que ficará surpreendido. Em umComo.com.br convidamo-o a descobrir como ser mais ecológico todos os dias.

Também lhe pode interessar: Como reciclar as pilhas usadas
Passos a seguir:
1

Decore a sua casa e o seu local de trabalho com plantas. Estas ajudam a purificar o ar, reduzindo a contaminação e melhorando o nosso meio ambiente, uma forma muito simples de ser um pouco mais ecológico.

2

No dia a dia tente usar menos o seu carro e mais outros meios de transportes como autocarros, comboios, metros ou, muito melhor, a ecológica bicicleta ou os infalíveis pés. Se mora fora da cidade ou se na sua área os meios de transportes não são muito eficientes, pode optar sempre por partilhar o seu carro, e falar com os seus vizinhos e amigos mais próximos para que todos façam o mesmo, assim reduz a emissão de dióxido de carbono e a contaminação.

3

No momento de fazer um atualização, uma remodelação ou comprar móveis, escolha muito bem os materiais e certifique-se que os mesmos são reciclados ou ecológicos.

Se tem habilidade com as mãos ou se gosta de explorar o seu lado criativo, convidamo-o a consultar o nosso artigo sobre como fazer móveis com paletes recicladas, ficará surpreendido com os resultados.

4

No momento de limpar ou de adquirir produtos cosméticos, evite aqueles que prejudicam a camada de ozono, como por exemplo os aerossóis. Além disso, pode ser ecológico no dia a dia com um mínimo esforço usando produtos caseiros para limpar a sua casa. São muitas as alternativas, para limpar a sua casa naturalmente e sem prejudicar o ambiente.

5

Mas não se trata apenas de levar a cabo algumas medidas para reduzir o nosso impacto, mas também de optimizar os recursos naturais e evitar que se gastem de forma desnecessária. Assim, aprender a economizar a água e a eletricidade torna-se num aspecto fundamental não apenas no caso dos adultos, mas também nos mais pequenos, que podem começar a aprender como cuidar do seu planeta.

6

Reduza o seu desperdício, reutilize tudo o que puder e por último recicle! Os três Rs são o abc de todas as pessoas que contribuem para o ambiente. Reciclar é mais simples do que pensa, e nos dias de hoje existem pontos de reciclagem ao longo de toda a cidade.

Separe o lixo em sua casa, ensine as pessoas que vivem consigo como fazê-lo, e coloque a sua parte para conservar o planeta.

7

No momento de comprar, escolha sempre que possa produtos feitos com materiais reciclados, e embalagens que também possam ser recicladas. Leve bolsas de casa para ir às compras, assim evita o uso de sacos de plástico ou de papel, e fomenta ao máximo a consciência em sua casa para que todos ajudem o planeta todos os dias.

Não se esqueça de reutilizar, as embalagens de vidro, por exemplo, podem utilizar-se para muitas coisas no dia a dia. A criatividade á a chave.

8

Estas são algumas medidas muito simples para ser mais ecológico todos os dias, mas não se esqueça que nada serve se não compartilharmos com os outros, e ensinarmos os mais pequenos a cuidar também do planeta. Torne-se numa pessoa que gera consciência à sua volta, ensine os demais a viver de uma forma mais verde, e estará dando uma contribuição inestimável ao nosso planeta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais ecológico todos os dias, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como ser mais ecológico todos os dias

Como ser mais ecológico todos os dias
Imagem: www.ellahoy.es
Como ser mais ecológico todos os dias

Voltar ao topo da página