Como ter a casa sempre arrumada

Como ter a casa sempre arrumada

As tarefas de casa que têm a ver com a ordem não costumam ser muito interessantes. É complicado ter a casa perfeita, limpa e totalmente organizada. Temos pouco tempo e quando o temos não há muita vontade de o dedicar às tarefas domésticas. Quer algum conselho para manter a casa em ordem? Continue lendo porque em umComo.com.br contamos a você como ter a casa sempre arrumada. Porque é melhor um trabalho gradual do que passar o dia todo todo no fim de semana arrumando a casa.

Passos a seguir:
1

O segredo para ter a casa sempre organizada é esquecer a preguiça. Quando for capaz de interiorizar uma certa rotina diária, fará isso sem sequer perceber. São pequenos hábitos que todos os dias representam menos de meia hora, assim evitará passar o tempo todo trabalhando no tempo livre. Assim que se levantar, arrume a cama. Não arranje desculpas, não espere até tomar o café da manhã, arrume assim que acordar, antes de ficar sem vontade. Um bom momento é quando se for vestir depois do banho matinal. Também é muito recomendável dar um jeito no banheiro depois de se arrumar. Deixe tudo em seu lugar e, se algo sujar, tenha à mão um produto multiuso para eliminar rápido as manchas.

2

Todos os dias antes de sair de casa para trabalhar, ou mesmo se ficar em casa, deixe tudo bem arrumado cada vez que sair de um cômodo. Se vir lençóis, roupa suja, almofadas, brinquedos ou qualquer objeto fora do lugar coloque as coisas onde devem estar. Outro hábito que deve incorporar de forma regular é revisar os armários e gavetas com frequência. Tente não acumular roupa que não usa, que tem que costurar, ou que simplesmente já não serve a você. Faça essa revisão todos os meses e se houver algo que já não usa, pode oferecer ou doar para alguém que possa estar precisando.

É preciso evitar a acumulação de roupas ou objetos que não se usam para ganhar espaço extra, para que tudo esteja sempre bem colocado. Recomendamos que cada vez que comer, tire a mesa depois. É um gesto pequeno e simples para evitar a acumulação desnecessária de canecas, pratos e todo o tipo de coisas. Também poderia colocar de molho ou enxaguar para que depois não seja tão difícil de lavar.

3

Todas as noites que cozinhar, tente limpar a bancada, o fogão, pia e quaisquer zonas que tiver usado. Não deixe restos de comida nem migalhas. Varra, passe um pano e limpe se tiver sujado algo. Será mais fácil de limpar tudo na hora em que sujar, porque depois de seca a sujeira é mais difícil de eliminar. Se algo cair, verter ou quebrar, faça-o no mesmo instante.

Um conselho fundamental é deixar sempre cada coisa no lugar que lhe corresponde. Não deixe tudo para depois, porque no final muitas coisas se acumulam. Enquanto faz uma revisão da sua rotina diária pode ir deixando e organizando tudo o que encontrar. Sempre deve estar em seu lugar para que, quando procurar, encontre sem problema.

4

Jogue o lixo todos os dias ou todas as noites conforme for melhor para si. O melhor é não acumular nenhum resto, evite que as latas transbordem do lixo, porque a casa cheirará mal e as latas de lixo mancharão. Antes de ir para a cama faça uma revisão geral para que tudo fique em seu lugar. Não se pressione muito, simplesmente dê uma boa olhada e se esqueceu de alguma coisa pelo caminho, guarde.

Quando se levantar no dia seguinte e encontrar tudo arrumado começará o dia de muito bom humor. Uma casa em ordem é sinônimo de uma vida organizada e cheia de paz. Um bom conselho é marcar regras para a manhã, tarde e noite que sejam possíveis de cumprir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter a casa sempre arrumada, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.