Tratar da roupa

Como tingir roupa preta - desbotada ou manchada

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 28 outubro 2019
Como tingir roupa preta - desbotada ou manchada

As peças de roupa preta fazem parte do armário de todo o mundo, uma vez que é uma cor fácil de combinar com outros tons e que tem um efeito visual elegante. Contudo, é fácil ver que as nossas roupas pretas ficam desbotadas de tanto uso e lavagens, perdendo o tom vibrante perfeito para contrastar com as outras cores ou mesmo para usar em look monocromático. Quando nossas peças perder cor, tingir a roupa preta com tinta de tecido é uma boa técnica para devolver a intensidade da cor àquela peça que você não quer jogar fora nem doar, sendo também um jeito simples de transformar uma roupa de outra cor numa peça preta cheia de estilo.

Para manter as suas roupas como novas e customizar aquelas de que você já enjoou, continue lendo esse artigo e descubra como tingir roupa preta desbotada ou manchada sem frescura!

Também lhe pode interessar: Como recuperar roupa desbotada

Índice

  1. Melhores tecidos para tingir de preto
  2. Dicas para tingir roupa preta e preparação da roupa
  3. Como tingir roupa preta a quente
  4. Como tingir roupa preta com água fria
  5. Como tingir roupa preta na máquina de lavar
  6. Tingir roupa preta na panela

Melhores tecidos para tingir de preto

Antes de explicar como tingir roupa preta, é essencial que você identifique os tecidos mais fáceis de colorir de preto, já que alguns são mais resistentes e dificilmente pegam tinta.

Os tecidos de algodão ou de materiais 100% naturais são os que agarram o tom mais facilmente, produzindo um tom uniforme. Já os tecidos com materiais mistos podem não responder tão bem ao tingimento ou acabar ficando manchados. Os tecidos sintéticos têm grande probabilidade de zicar o processo e de arruinar a peça, por isso recomendo que você analise bem os riscos antes de tingir essa peça sintética, além disso, vá atrás de tintas específicas para tecidos sintéticos.

Quanto à cor, tenha em conta que quanto mais escuro for o tom atual da peça que você vai tingir, mais fácil será tingir de preto e ter um bom resultado. Os tecidos coloridos podem ser tingidos facilmente com tinta preta, uma vez que ela se sobrepõe às outras cores. Não tente tingir tecidos estampados, uma vez que a peça estampada não vai virar lisa com o processo. A estampa é como uma impressão sobre as fibras do tecido que não responde à tinta do jeito que você está pensando.

Dica: caso a peça seja muito delicada ou seja a sua favorita, recomendo que você leve para um tintureiro profissional (o custo pode ser elevado, por isso tente avaliar se vale a pena).

Dicas para tingir roupa preta e preparação da roupa

Antes de tingir roupa preta desbotada, manchada ou colorida, tenha em conta essas recomendações para garantir que o resultado é uma peça vibrante e com tonalidade uniforme:

  • Para obter um preto menos intenso reduza o corante da mistura ao invés de reduzir o tempo que a peça fica de molho na água. Colocar a roupa por pouco tempo na tinta fará com que a tinta pegue menos mas também fará com que não grude tão bem no tecido e resultará em uma peça novamente desbotada em poucas lavagens;
  • Evite manchar as mãos, usando luvas durante todo o procedimento. Além de não ser a melhor das ideias esteticamente, sujar as mãos com tinta pode acabar fazendo com que você manche outros objetos e também ocasionar em um processo de alergia em sua pele.
  • Use roupas que possam ser estragadas enquanto tinge as roupas, uma vez que qualquer gotinha de corante pode manchar as peças!
  • Prefira usar objetos velhos ou próprios para tingir as peças, afinal, é natural que as panelas e os utensílios usados para tingir roupa preta fiquem coloridos depois do processo. Caso você tenha mais peças que serão tingidas, o bom é que você já está utensílios que foram utilizados com o mesmo fim e não terá que sujar novas panelas.
  • Siga sempre as recomendações do fabricante do corante para tingir as suas roupas pretas em casa, uma vez que as marcas e os tempos de molho podem variar de acordo com a composição e intensidade da cor.
  • Evite tingir roupa preta com café ou com outros materiais que não sejam feitos para tingir roupa de preto. O café, apenas de escurecer tecidos, não deixará sua roupa preta, apenas sutilmente amarronzada.
  • Personalize suas roupas usando tintura para tecidos. Se você mexe ou já mexeu com artesanato sabe que não é difícil aprender como tingir roupa com tinta Acrilex ou com outras tintas do tipo. Com tintas assim, é possível utilizar pincéis e esponjas para criar estampas criativas e tornar suas roupas únicas!

Pintar roupas é um ótimo método de repaginar nossas roupas e evitar que tenhamos que adquirir novas, afinal, não apenas o bolso agradece como o planeta terra também. Além da tintura, existem outros métodos que podem nos ajudar a mudar a cara de peças que já temos e das quais enjoamos ou que não estão mais com uma aparência muito boa. Para alterar e reviver seu amor por aquela peça que um dia você já gostou tanto, veja como colocar glitter na roupa.

A melhor forma de lidar com problemas do tipo é evitando que ocorram, o que tornará desnecessário que voltemos a procurar no futuro como tingir roupa preta desbotada. Para prevenir a necessidade de tingir as roupas, confira esse outro artigo do umCOMO e descubra como lavar a roupa preta sem perder a cor e use as dicas em suas roupas tingidas e naquelas que ainda estiverem com um preto vivo e bonito.

Como tingir roupa preta a quente

Agora que você já sabe o que fazer antes de partir para a tintura, como tingir roupa preta? Existem algumas opções na hora de reforçar o preto ou então alterar a cor de uma peça para o preto, sendo uma delas a opção de tingir roupa preta com água quente. Essa é uma boa dica de como tingir roupa preta com Guarany, entretanto, preste atenção no material pois a tinta é feita apenas para algodão, linho, rami, sisal, viscose e juta.

Para realizar a tintura com esse método, siga os seguintes passos:

  1. Comece por lavar a peça como habitualmente, use o sabão e o amaciante que costumar usar e também o método e lavagem, seja à mão ou na máquina de lavar.
  2. Enquanto a roupa ainda estiver úmida, afunde a peça em água com a mistura de corante.
  3. Deixe ferver, mantendo em fogo brando.
  4. Em seguida, deixe a peça esfriar na água.
  5. Enxágue com água morna para finalizar.

Dica: além de usar tinta para tingir roupa preta, uma boa ideia na hora de manter o preto vivo das roupas é utilizando sabão de lavar especial para roupas escuras.

Como tingir roupa preta com água fria

Caso você não tenha uma panela que possa ser usada para tingir roupas, saiba que tingir roupa preta a frio também é possível. Para tingir a roupa preta com água fria, aposte nas recomendações que indicamos em seguida e aprenda como tingir calça preta e outras peças escuras:

  1. Esquente a quantidade de água necessária para tingir sua roupa. A proporção de água a ser utilizada estará escrita na embalagem da tinta;
  2. Assim que a água estiver fervendo, passe-a para um balde no qual você poderá adicionar tinta preta, sem que te prejudique o fato de que acabará manchado;
  3. Comece por dissolver o corante em pó em água quente, utilizando as instruções da embalagem para saber a quantidade necessária;
  4. Adicione um produto fixador e um pouco de sal;
  5. Deixe de molho por uma hora;
  6. Enxágue para finalizar.

Dica: se você está tingindo uma peça de lã, o recomendado é que você substitua o fixador e o sal por vinagre.

Como tingir roupa preta na máquina de lavar

Se você prefere tingir roupa preta na máquina de lavar, o método para tingir calça preta e outras peças escuras é o seguinte:

  1. Coloque as peças na máquina e escolha um programa de lavagem com água quente, preferencialmente o mais quente que sua máquina tiver.
  2. Depois de lavar, junte a tinta preta diluída em um litro de água e misture.
  3. Quando o programa tiver terminado, repita-o inteiramente por mais uma vez.
  4. Adicione um pouco de sal e vinagre no último enxague (este método é particularmente indicado para peças de grande volume como calças e jaquetas).

O método de tingir roupas com a máquina de lavar é ótimo pois evita que tenhamos que sujar panelas e utensílios domésticos para realizar a tintura, além disso, já aproveitamos para lavar a roupa e deixá-las limpinhas e cheirosas já no fim da tintura.

Dica: depois de tingir as peças na máquina, efetue uma lavagem com a máquina vazia para que a tinta restante não deixe resíduos no aparelho e manche peças nas lavagens futuras. Para tal, use bastante sabão.

Tingir roupa preta na panela

Um dos métodos mais conhecidos para tingir calça preta desbotada é utilizando uma panela com água quente e "cozinhando" a roupa. Se você prefere tingir roupa preta usando uma panela, você necessita de seguir as orientações seguintes:

  1. Compre tinta para tecido. Tintas do tipo costumam ser vendidas em papelarias ou então em casas de artesanato.
  2. Pese a roupa antes de iniciar o processo. É necessário saber o quanto as peças pesam para saber quanto de água e de tinta será necessário colocar. As proporções estarão escritas na embalagem da tintura.
  3. Proteja a região em volta da boca do fogão e também paredes caso haja alguma por perto. Quando a água estiver fervendo, é possível que respingue e acabe tingindo coisas a mais.
  4. Aqueça a água na panela e, após, dissolva o corante em pó (a quantidade depende das instruções da embalagem).
  5. Adicione a roupa, mexendo por cerca de uma hora.
  6. Quando terminar, adicione sal e vinagre ao último enxágue para fixar o tom preto.

Se você quer saber como tingir calça jeans preta, o processo será o ideal pois a alta temperatura da água fará com que a tinta pegue bem, o que é necessário em caso de tecidos grossos como o jeans.

Dica: realize o processo de tintura sempre com as roupas limpas, afinal, sujeira pode interferir no quanto a tinta pegará e ocasionar em uma roupa manchada no fim das contas.

Como tingir roupa preta - desbotada ou manchada - Tingir roupa preta na panela
Imagem: craftingagreenworld.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tingir roupa preta - desbotada ou manchada, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Vídeos relacionados com Como tingir roupa preta - desbotada ou manchada

1 de 3
Vídeos relacionados com Como tingir roupa preta - desbotada ou manchada
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Andressa
Você deve ter usado muita água e pouca tinta.
Caio
Pq o corante preto fica roxo? Já tentei pintar duas peças (uma era preta mesmo e a outra era branca) de preto e ambas ficaram roxas no final... Tô fazendo errado?
Imagem: craftingagreenworld.com
1 de 2
Como tingir roupa preta - desbotada ou manchada