Partilhar
Partilhar em:

Como tingir roupa preta

Como tingir roupa preta

As peças de roupa preta fazem parte do armário de todo o mundo, uma vez que está é uma cor fácil de combinar com outros tons e que tem um efeito visual adelgaçante. Contudo, é fácil ver que a nossa roupa preta está desbotada de tanto uso e lavagens, perdendo o seu tom vibrante perfeito para contrastar com as outras cores ou mesmo para usar em look monocromático. Tingir a roupa preta com tinta de tecido é uma boa técnica para devolver a intensidade da cor àquela peça que você não quer jogar fora nem doar, sendo também um jeito simples de transformar uma roupa de outra cor numa peça preta cheia de estilo. Para manter as suas roupas como novas e customizar aquelas que você já enjoou, continue lendo esse artigo e descubra como tingir roupa preta manchada ou desbotada sem frescura!

Também lhe pode interessar: Como salvar roupa tingida

Melhores tecidos para tingir

Antes de explicar como tingir roupa preta, é essencial que você identifique os tecidos mais fáceis de colorir de preto.

Os tecidos de algodão ou de materiais 100% naturais são os que agarram o tom mais facilmente, produzindo um tom uniforme.Já os tecidos com materiais mistos podem não responder tão bem ao tingimento. Os tecidos sintéticos têm grande probabilidade de zicar o processo e de arruinar a peça, por isso recomendo que você analise bem os riscos antes de apostar nessa peça sintética.

Quanto à cor, tenha em conta que quanto mais escuro for o tom atual da peça que você vai tingir, mais fácil será tingir de preto e ter um bom resultado. Os tecidos coloridos podem ser tingidos facilmente com tinta preta, uma vez que ela se sobrepõe às outras cores. Não tente tingir tecidos estampados, uma vez que a peça estampada não vai virar lisa com o processo. A estampa é como uma impressão sobre as fibras do tecido que não responde à tinta do jeito que você pensa!

Dica: Caso a peça seja muito delicada ou seja a sua favorita, recomendo que você leve para um tintureiro profissional (o custo pode ser elevado, por isso tente avaliar se vale a pena).

Dicas e preparação da roupa

Antes de tingir roupa preta desbotada, manchada ou colorida, tenha em conta essas recomendações para garantir que o resultado é uma peça vibrante e com tonalidade uniforme:

  • Para obter um preto menos intenso, reduza o corante da mistura ao invés de reduzir o tempo que a peça fica de molho na água.
  • Evite manchar as mãos, usando luvas durante todo o procedimento.
  • Use roupas que possam ser estragadas durante todo o procedimento, uma vez que qualquer gotinha de corante pode manchar as peças!
  • É natural que as panelas e os utensílios usados para tingir roupa preta fiquem coloridos depois do processo, por isso prefira usar objetos velhos ou próprios para tingir as peças.
  • Sempre use as recomendações do fabricante do corante para tingir as suas roupas pretas em casa, uma vez que as marcas e os tempos de molho podem variar.
  • Para prevenir a necessidade de tingir as roupas, confira esse outro artigo do umCOMO e descubra como lavar a roupa preta sem perder a cor.

Tingir roupa preta a quente

Para tingir roupa preta com água quente, comece por lavar a peça como habitualmente. Enquanto ela ainda está úmida, afunde a peça em água com a mistura de corante e deixe ferver, mantendo em fogo brando. Em seguida, deixe a peça esfiar na água e logo enxágue com água morna.

Tingir roupa preta a frio

Para tingir a roupa preta com água fria, comece por dissolver o corante em pó em água quente. Adicione um produto fixador e um pouco de sal. Deixe de molho por uma hora e logo enxágue.

Dica: Se está tingindo uma peça de lã, recomendo que você substitua o fixador e o sal por vinagre.

Tingir roupas na máquina

Se você prefere tingir roupa preta na máquina de lavar, coloque a(s) peça(s) na máquina e escolha um programa de lavagem com água quente. Depois de lavar, junte a tinta preta diluída em um litro de água. Quando o programa completar, repita o programa completo por mais uma vez. Adicione um pouco de sal e vinagre no último enxágue. Este método é particularmente indicado para peças de grande volume.

Dica: Depois de tingir as peças na máquina, efetue uma lavagem com a máquina vazia para que a tinta restante não deixe resíduos no aparelho e manche peças nas lavagens futuras.

Tingir roupas na panela

Se prefere tingir roupa preta usando uma panela, você necessita de pesar a roupa antes de iniciar o processo. Para cada 100 gramas de tecido, você deve adicionar 2 litros de água a uma temperatura de 40 º C. Depois de aquecer a água na panela, dissolva o corante em pó (a quantidade depende das instruções da embalagem). Adicione a roupa, mexendo por cerca de uma hora. Quando terminar, adicione sal e vinagre ao último enxágue para fixar o tom preto.

Fonte: craftingagreenworld.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tingir roupa preta, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como tingir roupa preta

Como tingir roupa preta
Fonte: craftingagreenworld.com
1 de 2
Como tingir roupa preta